Sucesso da ferramenta foi noticiada pelo presidente da corte trabalhista de Goiás ao desembargador Amarildo de Lima
O Concilia JT, ferramenta desenvolvida pelo TRT-SC e que utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em uma ação trabalhista, apresentou cerca de 75% de acerto nos processos dos Centros de Conciliação de 1º Grau (Cejuscs) do TRT-GO (18ª Região).
A boa notícia foi relatada pelo presidente da corte trabalhista de Goiás, desembargador Geraldo Rodrigues do Nascimento, em ofício remetido ao presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, no dia 21 de maio.
Nascimento também colocou à disposição do Regional catarinense a equipe de negócio e de tecnologia da informação do TRT de Goiás para apoiar na evolução da ferramenta no âmbito do segundo grau.
Sobre o Concilia JT
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT-SC, o Concilia JT está disponível para todas as unidades de primeiro grau, via PJe, desde 2021. Sua finalidade é reunir elementos que auxiliem servidores e magistrados na tomada de decisões.
O cálculo das chances de acordo, que variam dentro de uma escala de zero (pouco provável) a cinco (muito provável), é feito a partir de modelos estatísticos e de inteligência artificial (IA), desenvolvidos com base no estudo do acervo processual do tribunal.
Depois disso, a ferramenta gera um relatório que pode ser obtido no próprio PJe. Com este documento, é possível definir quais processos irão para a pauta de conciliação das varas e dos centros de conciliação (Cejuscs).
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br