Encontro vai reunir em Florianópolis parceiros do Programa Trabalho Seguro dos estados do Sul

Anúncio foi feito pelo gestor regional do Programa durante primeira reunião do ano em Santa Catarina

27/03/2015 14h09
Representantes de 26 parceiros do PTS participaram da reunião na Fiesc
Representantes de 26 parceiros do PTS participaram da reunião na Fiesc


Florianópolis vai sediar, nos dias 25 e 26 de junho, o 1º Encontro Sul Brasileiro do Programa Trabalho Seguro (PTS), que pretende reunir representantes das instituições parceiras do Programa no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A notícia foi dada nesta sexta-feira (27) por um dos gestores regionais do PTS, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) Amarildo Carlos de Lima, durante a primeira reunião do ano das instituições parceiras do PTS, realizada na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O evento de junho pretende abordar a implementação da norma regulamentadora que trata da segurança do trabalho em máquinas industriais, a NR 12 do Ministério do Trabalho e Emprego. O tema foi escolhido, inclusive, para ser o foco da campanha do PTS deste ano. O coordenador jurídico da Fiesc, Carlos Kurtz, elogiou a iniciativa. “A discussão é importante porque a norma é bastante aberta e por isso deve ser interpretada com muito bom senso, sob pena de inviabilizar a atividade industrial”, alertou o advogado.

juiz Ricardo Jahn e desembargador Amarildo de Lima
Ricardo Jahn e Amarildo de Lima (e)

Ao todo, 26 instituições enviaram representantes para a primeira das duas reuniões anuais, cujo objetivo é discutir os rumos do Programa. Amarildo de Lima aproveitou para fazer um balanço da atuação do PTS em Santa Catarina. “Muitas vezes ficamos ansiosos, querendo ver o resultado aparecer de uma hora para outra. Mas não custa lembrar que se trata de uma questão cultural, por isso acredito que nosso trabalho está amadurecendo”, analisou o desembargador.

Amarildo de Lima também anunciou outras duas ações que serão empreendidas ao longo do ano. Uma delas será o lançamento do Prêmio Jornalístico Trabalho Seguro, cujo objetivo é estimular os veículos de imprensa a abordar mais o assunto. E no final do ano, será editada a segunda edição da Revista Trabalho Seguro, uma forma de divulgar as boas práticas de prevenção que vêm sendo adotadas pelos parceiros.

Também gestor regional do PTS em Santa Catarina, o juiz Ricardo Jahn, do Foro de Criciúma, alertou para a dimensão do problema com algumas estatísticas. “O número de afastamentos por acidentes e doenças do trabalho no estado, nos últimos anos, tem ficado perto de 50 mil por ano. É quase como se toda a população de Araranguá ficasse doente ou se acidentasse”, ilustrou.

Durante a reunião, os participantes se manifestaram sobre tópicos específicos relacionados à segurança do trabalho em suas atividades e também assistiram à apresentação de uma boa prática. O engenheiro de segurança do trabalho Bruno Gambalonga Júnior, da Metalúrgica DS, de Criciúma, fez uma demonstração sobre o sistema eletrônico que garante mais agilidade e segurança na distribuição e validade dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

 

Leia Também: