Ferramenta que auxilia na decodificação de provas digitais é apresentada a TRTs de PE e RS

Desenvolvida pelo TRT-12, Veritas é capaz de gerar relatórios amigáveis que facilitam a visualização e a interpretação de dados de localização

09/09/2022 19h11, atualizada em 09/09/2022 19h23
Print de videoconferência com cerca de 30 janelas
Apresentação ao TRT-6 contou com participação dos dirigentes da instituição

 

A ferramenta de geolocalização Veritas, que vem auxiliando juízes e servidores do TRT-12 na decodificação de provas digitais, foi apresentada esta semana a dirigentes e equipes técnicas dos TRTs da 4ª (RS) e 6ª (PE) Regiões. Ambas ocorreram por videoconferência.

O Véritas foi criado pela Seção de Provas Digitais, unidade vinculada à Secretaria de Execução do TRT-12, no ambiente do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-TRT12). 

“O Véritas é capaz de gerar relatórios amigáveis que facilitam muito a visualização e a interpretação dos dados de localização, inclusive com mapas”, afirma o gestor regional da Execução Trabalhista do TRT-12, juiz Roberto Masami Nakajo, que participou da apresentação ao TRT-6.

Os dados de localização decodificados pela ferramenta mostram todos os lugares por onde circulamos ao longo do dia. Podem ser obtidos a partir de duas formas: pelas antenas das operadoras de telefonia ou pelo Google. Então, quem tem um celular com internet ou uma conta no Google pode ter suas informações de localização rastreadas.

No caso da telefonia, o magistrado pode conseguir esses dados enviando um ofício às operadoras ou diretamente, por meio do convênio judicial firmado entre o TRT-12 e algumas delas. Em relação ao Google, os dados devem ser enviados pelas próprias partes, por meio do aplicativo Google Takeout, após serem intimadas pelo juízo.  

Apresentações

Na 6ª Região, a explanação foi na segunda-feira (5/9) e teve abertura do presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi. Os três dirigentes que comandam o tribunal pernambucano acompanharam a transmissão: a presidente, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, a vice, Nise Pedrosa Lins de Sousa, e o corregedor, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura. 

No TRT-4, a apresentação foi feita ao desembargador Fabiano Holz Beserra e a servidores do órgão pela equipe técnica do TRT-12 e pela juíza Danielle Bertachini, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis.

 

Print de uma videoconferência com 10 janelas
Apresentação ao TRT-4 aconteceu na sexta-feira (9/9)

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: