Os tradicionais grupos folclóricos bois-bumbá Garantido e Caprichoso fizeram a festa durante o Ato Pelo Trabalho Seguro no canteiro de obras da Arena da Amazônia. As autoridades presentes e os cerca de 1,6 mil operários acompanharam entusiasmados a música e a evolução dos dançarinos dos dois grupos. A abertura do evento foi feita com o hino nacional, interpretado pela cantora amazonense Márcia Siqueira.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, elogiou a construção do estádio pelo fato de até agora, com cerca de 50% da obra concluída, não ter ocorrido nenhum acidente grave.
No entanto, ele alertou para que os trabalhadores e encarregados se mantenham sempre alertas sobre as normas de segurança para que continue assim até a conclusão do estádio. "O povo da Amazônia terá em breve um amplo espaço destinado ao uso do cidadão. Uma arena esportiva ampla, moderna, confortável e segura para abrigar mais de 40 mil torcedores", resaltou ele. "Um estádio construído também com uma preocupação socioambiental, com a preocupação de preservar a natureza".
O ministro Dalazen assinou, junto com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM-RR), David Alves de Mello Júnior, e o vice-governador José Melo de Oliveira, um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de adotar medidas voltadas à redução no número de acidentes de trabalho no Estado do Amazonas. O vice-governador agradeceu ainda a participação dos trabalhadores e disse que o esforço de todos nunca será esquecido. "O povo da Amazônia lembrará que essa obra, que vai ser a arena mais bonita do Brasil, foi construída pelas mãos, pelo talento e pelo comprometimento de milhares de trabalhadores, que são vocês", afirmou.
Este foi o 13º Ato Público pelo Trabalho Seguro, o último a ser realizado em um estádio que receberá a Copa do Mundo de 2014. Além dos shows culturais e a manifestações de autoridades, houve ainda a exibição de vídeos, distribuição de material didático sobre prevenção de acidentes e sorteios de brindes.
O ato faz parte do "Programa Trabalho Seguro", mantido pelo TST, CSJT e outras instituições públicas e privadas, que já visitou vários outros estádios da Copa de 2014, entre eles Rio Grande do Sul, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e Fortaleza. Em novembro, com a sua realização na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), o "Ato pelo Trabalho Seguro" começou a ocorrer também nos grandes canteiros de obras do país.
Vencedor do Prêmio Innovare 2012, o objetivo do "Programa Trabalho Seguro" é alertar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral sobre os riscos das atividades diárias, com o intuito de estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil. Atualmente, o programa se encontra em sua segunda fase, voltada para a construção civil, recordista no número absoluto de casos de mortes decorrentes de acidentes do trabalho e em segundo lugar no ranking geral de acidentes.
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho