Gestores de 20 TRTs participam de workshop sobre inovação em Santa Catarina

08/08/2019 18h40, atualizada em 31/10/2019 12h26

Diretores e secretários-gerais de 20 tribunais trabalhistas do país participaram de um workshop sobre inovação na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em Florianópolis. A atividade, que iniciou nesta quinta (8) e encerra na sexta (9), acontece no Laboratório de Inovação do Tribunal (LabInova12) e é uma das ações do Programa Inova TRT-SC.

Durante o primeiro dia da capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor sobre inovação, conhecer casos reais existentes no Brasil e no mundo e participar de atividades práticas com dinâmicas de grupo, em que a intenção era conhecer o perfil de cada um e desenvolver o trabalho em equipe.

Em férias, a presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda, fez questão de encaminhar uma mensagem de agradecimento pela vinda de cada representante dos regionais. “Sem dúvida, a participação de vocês traz um brilho especial ao nosso Inova TRT-SC. Sua entusiástica presença aqui, hoje, demonstra que há um espírito bom em nossa Justiça, um espírito público aberto às melhorias e aos aperfeiçoamentos,” disse ela, em mensagem lida pelo desembargador Roberto Basilone, presidente em exercício do TRT-SC.

Em seguida, Basilone agradeceu o apoio dos tribunais em torno da ideia de unir outros setores para somar esforços na busca de soluções. “Vivemos na era da pós-verdade, momento criado devido às novas modalidades de comunicação. Por isso, nesse novo mundo, a nossa função é tentar encontrar soluções para os nossos problemas de forma a conseguir organizar as informações, e a maneira para atingir esse objetivo é nos unindo cada vez mais”, declarou o desembargador.

A diretora-geral do TRT-SC, Ana Paula Wronski, desejou que a capacitação seja um momento para repensar rotinas. “Meus votos são para que soltemos a nossa imaginação, deixando de lado as crenças que costumam nos prender. Queremos partilhar com vocês um pouco do que aprendemos nesse curto período de existência do Inova, do espírito renovador que ele nos trouxe,” disse ela.

Presente no evento, a secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Marcia Lovane Sott, falou que essa é uma oportunidade única de interação entre gestores de diversos TRTs de como inovar na Justiça do Trabalho. De acordo com ela, cada vez mais aumenta a percepção dos dirigentes e gestores dos Tribunais de que é possível fazer mais juntos, unindo esforços. “O pensamento individualista, como se cada Tribunal fosse capaz de resolver tudo sozinho, é cada vez mais minoritário. Este evento é uma prova disso”, assinalou.

Segundo ela, o Conselho acredita que o futuro da JT passa pela inovação, principalmente na gestão orçamentária e tecnológica. “Já temos várias propostas nesse sentido e temos cada vez mais interesse em investir na nacionalização da inovação,” finalizou.

A dinâmica continua na sexta (9), quando os participantes vão tentar encontrar soluções para problemas identificados e sugeridos previamente. O método usado será o Canvas, um mapa visual que permite detalhar a estrutura de um negócio, visualizar as causas de um problema e organizar as soluções.

A capacitação foi conduzida pelo grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que está dando apoio ao Programa Inova TRT-SC.

Texto: Luana Cadorin / Fotos: Adriano Ebenriter 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: