Empresa conta com cerca de 700 trabalhadores, entre contratados de forma direta e portuários avulsos
A JBS Terminais, também conhecida como Seara Portos, é a mais nova integrante do Programa Trabalho Seguro. A parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), que mantém o programa em Santa Catarina, foi formalizada na quinta-feira (3/7), em ato na Presidência do tribunal.
O termo de adesão leva a assinatura do presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, do gestor regional do PTS, desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, e do gerente executivo jurídico da empresa, Jorge Luiz de Carvalho Dantas Júnior.
Instalada no Porto de Itajaí, a JBS Terminais iniciou suas operações no segundo semestre de 2024. Com uma área de 180 mil metros quadrados e um cais de 1.030 metros, o terminal atende mais de 1,7 mil clientes por meio de sete linhas de navegação e oito escalas semanais. Atualmente, emprega 334 colaboradores diretos e conta com o trabalho de cerca de 350 portuários avulsos, conforme informações do site JBS Global.
O presidente do TRT-SC afirmou que a adesão da JBS ao programa representa um avanço significativo na construção de um ambiente de trabalho mais saudável. “Este é um projeto no qual deposito grande confiança, tanto pelo seu potencial quanto pela capacidade de promover a prevenção por meio do diálogo e da troca de experiências com as empresas parceiras”, ressaltou.
Normas
Entre os compromissos assumidos na parceria estão a colaboração na implementação de políticas públicas voltadas à saúde e segurança no trabalho, promoção de estudos e pesquisas sobre as causas e consequências dos acidentes, fomento de ações educativas e pedagógicas e a criação de um banco de dados comum sobre o tema.
No Brasil, a segurança no trabalho portuário é regulamentada por diversas normas e legislações específicas, sendo a Norma Regulamentadora 29 (NR-29) uma das principais. Ela estabelece medidas que abrangem desde a organização do trabalho até a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, passando pela capacitação dos funcionários e fiscalização das condições de trabalho nos portos.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Supervisão: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br