Juiz fala sobre segurança do trabalho a profissionais de uma das maiores construtoras do estado

05/02/2016 11h42
Juiz Ricardo Jahn fala em palestra aos empregados da construção civil
Indústria da construção registrou quase 3 mil acidentes e doenças do trabalho em Santa Catarina no ano de 2013


 

Um dos gestores regionais do Programa do Trabalho Seguro (PTS) no TRT-SC, juiz Ricardo Jahn (VT de Araranguá), realizou na quarta-feira (03) palestra sobre segurança do trabalho na sede da Construtora Fontana, em Criciúma, parceira do (PTS) e uma das maiores empresas do estado no setor da construção civil. Participaram do evento os coordenadores, engenheiros, mestres de obra e a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Fontana.

A construção civil emprega cerca de 54 mil pessoas em Santa Catarina. Durante a palestra, Ricardo Jahn mostrou alguns vídeos e apresentou dados da Previdência Social sobre acidentes e doenças do trabalho no Brasil e em Santa Catarina. Em todo o país, considerando apenas os números da iniciativa privada – já que a Previdência não contabiliza os dados do setor público – são mais de 720 mil ocorrências por ano, 45 mil delas em solo catarinense. Especificamente em relação à indústria da construção, em 2013 foram registrados quase 62 mil acidentes e doenças do trabalho em todo o Brasil, sendo 2,8 mil no estado.

“Cabe às lideranças de uma instituição ordenar bem as atividades para a prática de medidas de precaução e prevenção. Quando um colaborador sofre um acidente no seu trabalho isso não atinge apenas ele, mas também sua família, a empresa e a sociedade. Temos que difundir a cultura de prevenção e da conscientização”, afirma o magistrado.

De acordo com o gerente de gestão de pessoas da Fontana, Jarbas Cargnin Nunes, desde que aderiu ao Programa, a construtora vem realizando um conjunto de ações que envolve a adoção de novas tecnologias, fiscalização, treinamento e capacitação dos seus colaboradores. “A gente vem há bastante tempo conseguindo reduzir os acidentes de trabalho. Queremos tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro para nossos trabalhadores”, afirma Nunes.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de Criciúma e Região (Siticom), Itaci de Sá, que também participou do encontro, ressaltou a importância do trabalho de conscientização. “Se as medidas forem colocadas em prática, isso é fundamental para a redução de acidentes não apenas na construção civil, mas em todas as atividades. É importante fazer com que os colaboradores cumpram as orientações”, reforça.

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC,
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: