Lei estadual inédita vai promover cultura de prevenção de acidentes de trabalho

23/04/2013 16h16

Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a ter uma lei que vai promover a cultura de prevenção de acidentes de trabalho no âmbito do governo estadual. De autoria do deputado estadual Gelson Merísio, em parceria com o TRT-SC, o projeto 97.4/2013 foi aprovado nesta quarta-feira (24).

A matéria prevê que o Executivo inclua nos editais de licitação e em seus contratos administrativos, cláusula que determine capacitação permanente de todos os trabalhadores envolvidos. A norma será extensiva tanto aos servidores lotados nos órgãos públicos quanto àqueles contratados pelas empresas vencedoras de editais.

O interesse do TRT-SC está ligado a uma das metas deste ano do Programa Trabalho Seguro - iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) -, que busca a prevenção de acidentes de trabalho por meio de projetos e ações.


Meta 5 – Fomentar a edição de atos do Poder Público Estadual e/ou Municipal para inclusão, nos editais de licitação e respectivos contratos administrativos, de cláusulas com exigências de capacitação mínima permanente de trabalhadores terceirizados e/ou percentual mínimo de vagas para reabilitados ou beneficiários de auxílio-acidente (art. 93 da Lei 8.213/91), independentemente do número de empregados da empresa contratada.
 

Até sexta-feira (26) TRTs de todo o país vão promover diversos eventos dentro da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O objetivo é chamar a atenção para o elevado número de mortes - oito por dia - decorrentes de acidentes no trabalho. Em Santa Catarina, em 2011, foram 45.930 acidentes, que resultaram em 168 mortes e 1.541 pessoas com invalidez permanente.
 

Servidores da 3ª VT de Blumenau vestiram a camisa da prevenção!
Servidores da 3ª VT de Blumenau vestiram a camisa da prevenção! A partir da esquerda: Marcos, Adilson , Alida, Evandro (a frente), Daniel, Patricia Helena, Francianne, Sergio, Juvelina, Rubia, Helga, Patricia e Sandro


 

E na 1ª VT de Joinville o gesto se repetiu. A partir da esquerda: Jackson, Rosane, juiz César – titular da unidade, Juvêncio, Edela, Fábio, Giovana, Edison, Maria Inês e Ana Lúcia
E na 1ª VT de Joinville o gesto se repetiu. A partir da esquerda: Jackson, Rosane, juiz César – titular da unidade, Juvêncio, Edela, Fábio, Giovana, Edison, Maria Inês e Ana Lúcia

 

Programação

Nesta quarta-feira (24) será exibido no auditório do TRT-SC, às 17h, o documentário "Carne e Osso”. O vídeo trata das condições de trabalho em abatedouros e frigoríficos brasileiros, atividade que lidera os acidentes de trabalho no estado. Logo após sua exibição haverá um debate mediado pelo procurador-chefe Egon Koerner Junior, da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-SC), e pela auditora fiscal do trabalho e médica do trabalho Christine Sodré Fortes, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.

Nos dias 25 e 26 (quinta e sexta-feira), a Escola Judicial do TRT-SC, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) promove o Seminário Trabalho Seguro. Por meio de painéis e debates, o evento vai reunir magistrados, procuradores, representantes das 18 empresas parceiras que aderiram ao Programa Trabalho Seguro, além de especialistas no assunto.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br

Leia Também: