Lideranças sindicais convidam presidente do TRT-SC para participar de ato em memória das vítimas de acidente de trabalho

12/03/2014 19h15

O presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes, foi convidado nesta quarta-feira (12) para participar de um ato em memória das vítimas de acidentes de trabalho, realizado anualmente no final de abril. O convite foi feito por representantes de entidades sindicais que integram o Movimento Catarinense em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora, ou simplesmente Movida.

A edição deste ano do ato público – o décimo realizado pelo Movida – será em Joinville, em 28 de abril, no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), Idemar Martini, são aguardadas em torno de 2 mil pessoas. O presidente do Tribunal disse que irá se empenhar para participar do ato.

O evento vai começar com uma caminhada até a Prefeitura, onde os coordenadores do movimento vão entregar um rol de reivindicações, a ser elaborado, ao prefeito Udo Döhler. Na sequência, os trabalhadores vão seguir até a Praça da Bandeira, onde será realizado o ato público, com a participação de lideranças sindicais vinculadas ao setor de saúde.

O desembargador Edson Mendes disse que esse tipo de iniciativa é de extrema importância para a prevenção dos acidentes de trabalho. “O magistrado costuma se deparar com o problema apenas quando ele já está consumado, o que é muito ruim”, afirmou. Na avaliação dele, uma das soluções está na educação e na conscientização de empregadores e trabalhadores. “É uma questão que se resolve no longo prazo, mas é necessário perseverar”, disse.

Mais articulação

Para Sabino Bussanello, um dos coordenadores do Movida, as campanhas de prevenção precisam de mais articulação, envolvendo também as lideranças empresariais. Isso porque, segundo estudo elaborado pela própria entidade, Santa Catarina é o estado com o maior número de acidentes de trabalho em proporção ao número de habitantes.

A partir do cruzamento de dados do Dieese de 2010 com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social, de 2011, foi constatado que Santa Catarina apresenta 7,64 pessoas acidentadas ou afastadas por doenças do trabalho a cada mil habitantes. “No curto prazo, nossa intenção é reduzir os acidentes de trabalho no Estado em pelo menos 30%”, projeta Bussanello. Em 2012, Santa Catarina ficou na sexta colocação em números absolutos de acidentes de trabalho: foram 44,5 mil.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: