O juiz do trabalho Ricardo Jahn, um dos gestores do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina, visitou nesta sexta-feira (2) as obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis. Em palestra a trabalhadores e engenheiros, o magistrado abordou os principais tipos de acidente de trabalho na construção civil e reiterou que muitos casos poderiam ser evitados se houvesse maior atenção a detalhes.
“Muitos acidentes acontecem porque uma pequena falha é menosprezada, até virar um problema gigante”, afirmou Jahn, citando como exemplo a falta de comunicação entre equipes de turnos diferentes. “Todos que estão numa obra devem estar atentos e colaborar para identificar e registrar eventuais erros”, disse.
Acompanhado pelo desembargador Amarildo Carlos de Lima, ex-gestor do Programa, Ricardo Jahn lembrou que Santa Catarina registra em média cerca de 45 mil acidentes de trabalho por ano, número que coloca o estado acima da média brasileira. “Isso mostra que empresas e empregados precisam adotar uma postura mais profissional”, concluiu.
A visita foi acompanhada pelas equipes de reportagem da RIC TV e do SBT. Confira a reportagem da RIC.
Magistrados encontram governador
Antes da palestra, os magistrados encontraram o governador Raimundo Colombo, que também visitava o canteiro de obras. Ele informou que a recuperação segue dentro do cronograma e deve ser concluída no segundo semestre de 2018. A nova estrutura terá duas passarelas para pedestres nas laterais e também vai permitir a travessia de veículos em uma pista. Atualmente a obra da Ponte conta com 150 empregados, número que deve dobrar no próximo ano.
Texto e Fotos: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br