Prêmio elege melhores reportagens e fotos sobre segurança no trabalho

Evento realizado em Florianópolis também marcou lançamento da segunda edição da Revista do Programa Trabalho Seguro em SC. Clique na imagem e confira no vídeo.

03/12/2015 18h10, atualizada em 23/07/2020 20h53
Juiz Ricardo Jahn e premiados do prrêmio de comunicação do Programa Trabalho Seguro


O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) anunciou nesta quinta-feira (3) os cinco vencedores da primeira edição do Prêmio de Comunicação Trabalho Seguro, que elegeu as melhores reportagens e fotos sobre o tema publicadas na imprensa catarinense ao longo deste ano. A cerimônia foi realizada na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, e também marcou o lançamento da segunda edição da revista Trabalho Seguro do TRT-SC. O programa foi criado em 2011 pelo Judiciário para estimular a prevenção aos acidentes de trabalho.

O Prêmio teve o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que indicou os membros das comissões julgadoras. Foram ao todo 32 trabalhos inscritos, divididos em cinco categorias: telejornalismo (16), radiojornalismo (7), reportagem em texto (6), estudante (2) e fotojornalismo (1). Para selecionar os finalistas, as comissões julgadoras atribuíram notas de 0 a 10, avaliando uma série de requisitos. No caso de telejornalismo, por exemplo, foram analisados adequação ao tema, apresentação, qualidade editorial, texto, áudio, imagens, trilha sonora, criatividade e pesquisa.

Os trabalhos com temas relacionados a saúde e segurança no trabalho tiveram três classificados em quase todas as categorias. Com o título ''Cicatrizes do Trabalho,'' Pamyle Karlin Brugnago da Luz, do Jornal de Santa Catarina, foi a primeira colocada na produção de reportagem em texto. A matéria fala sobre trabalhadores que receberam benefícios ou se aposentaram por invalidez, além da falta de registro nas ocorrências de acidente de trabalho.

vencedores

vencedores 2

vencedores 3vencedores 4vencedores 5finalistas


Na categoria radiojornalismo, o vencedor foi Marcos Meller, do Rádio Peperi, com ''Magistério Doente.'' O material trata das causas dos afastamentos de professores e as doenças do trabalho no magistério de Santa Catarina. A reportagem ''As drogas que movem o Brasil'' de Pedro Rockenbach e Leandro Carbone, do grupo RBS TV, venceu na categoria telejornalismo e abordou o uso de drogas ilícitas por caminhoneiros.

Já na categoria estudante, dois estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enviaram seus trabalhos. A aluna vencedora foi Ana Carolina Thomé, com o título ''Segurança no trabalho: um olhar sobre os dados.''A matéria faz referência aos casos de acidente de trabalho nas indústrias. Em fotojornalismo não houve comissão julgadora, visto que apenas um trabalho foi inscrito. Guilherme Hahn enviou a imagem que ilustra a matéria ''Repórteres relatam uma tarde na vida da estátua viva'', sobre o cotidiano de um artista nas ruas de Criciúma.

"São trabalhos de muita qualidade, que abordam diferentes ângulos e mostram como essa questão está presente no nosso cotidiano e tem impacto em toda a sociedade catarinense", afirmou o desembargador Amarildo Carlos de Lima, um dos gestores regionais do programa, destacando o papel fundamental dos veículos de imprensa para a conscientização da população.

álbum do concurso do PTS


Alerta

mesa de abertura do evento de entrega do prêmio PTS com os  juízes Elton Filho e Ricardo Jahn, desembargadores Edson Mendes de Oliveira e Amarildo Lima, e o juiz Leonardo Fischer
Da esquerda para a direita, juízes Elton Filho e Ricardo Jahn, desembargadores Edson Mendes de Oliveira e Amarildo Lima, e o juiz Leonardo Fischer


Ao abrir a cerimônia, o presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira, destacou o papel educativo das reportagens. "Elas ajudam a alertar a população para o problema e reforçam a importância da prevenção, que é alma do programa", afirmou. "Estamos ajudando a resguardar a vida e a dignidade de milhares de trabalhadores".

O evento também marcou as adesões de duas superintendências da Caixa Econômica (Florianópolis e Vale do Itajaí) ao Programa Trabalho Seguro, que já conta com mais de 80 empresas parceiras em todo o estado. Na avaliação do juiz do Trabalho Ricardo Jahn, também gestor regional do programa, a colaboração do setor privado é essencial para que o Judiciário deixe de atuar apenas na punição e consiga desenvolver ações preventivas.

"As empresas sabem que a saúde do trabalhador reflete na produtividade e estão participando com muito interesse", elogiou o magistrado. "Além da adesão ao programa, também queremos divulgar as boas práticas de empresas que podem servir de exemplo para todo o estado", concluiu.

Revista Trabalho Seguro

 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC,
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: