Programa Trabalho Seguro é apresentado em evento sobre saúde ocupacional

22/08/2016 19h03
Desembargador Roberto Guglielmetto em evento de saúde ocupacional
Guglielmetto (c) lembrou que os transtornos mentais ocupam o terceiro lugar na lista de pagamentos de benefícios da Previdência Social


Os transtornos mentais relacionados ao trabalho foram um dos assuntos abordados pelo gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, durante a 19ª Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional, que aconteceu no sábado (20), em Florianópolis. O tema faz parte da pauta do PTS para o biênio 2016/2017.

Durante o evento, organizado pela Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (Acamt), Guglielmetto alertou profissionais da área da saúde sobre o elevado número de afastamentos do trabalho devido a doenças psíquicas e o impacto que isso causa no sistema público de saúde, principalmente na concessão de auxílios-doença.

O desembargador também apresentou as atividades desenvolvidas pelo Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina. O TRT-SC é a instituição com o maior número de instituições parceiras do Programa no país – são 95 ao todo.

Afastamentos por transtornos mentais

De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, em nove anos o número de auxílios-doença concedidos no Brasil e cresceu quase 2.000%, ocupando em 2014 o terceiro lugar na lista de pagamentos de benefício da Previdência Social, com 12.235 afastamentos.

Em 2014, reações ao estresse grave e transtornos de adaptação foram as principais causas desses afastamentos (30%), seguido de episódios depressivos (28%) e transtornos ansiosos (20%).

 

 


Texto: Luana Cadorin/ Foto: Promotes
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: