Além de aderir ao Programa, SME distribuirá cartilhas sobre prevenção aos alunos do ensino fundamental
O Programa Trabalho Seguro (PTS) firmou mais uma parceria de peso em Santa Catarina: a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Florianópolis. O termo de adesão e o protocolo de intenções foram assinados na terça (2) pelo secretário Maurício Pereira e o desembargador Roberto Guglielmetto, gestor regional do PTS no estado.
A intenção da Secretaria é desenvolver ações de prevenção para diminuir o alto índice de faltas ao trabalho por licenças de saúde. Segundo ele, 25% dos professores da rede pública de ensino da Capital ingressam com algum atestado médico no período de um mês, sendo metade por doenças de transtorno mental relacionados ao trabalho, justamente o tema do Programa no biênio 2016/17.
De acordo com o secretário, Florianópolis conta atualmente com 5.900 profissionais de educação, entre efetivos e temporários, 511 deles readaptados em outras funções. “É um número muito alto de professores fora da sala de aula. Precisamos atuar na raiz do problema para poder oferecer um ensino de qualidade a nossas crianças”, afirmou Pereira.
Ação
Além da adesão da SME, a reunião rendeu outros frutos para o Programa. A pedido do desembargador Guglielmetto, a Secretaria vai distribuir mais de dois mil exemplares da “Revista do Sesinho” para as 36 escolas de ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. A publicação é editada pelo Serviço Social da Indústria (outro parceiro do PTS) e tem o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Além de uma história em quadrinhos com o personagem Sesinho, de sete anos, envolvendo o tema da segurança do trabalho, o gibi traz curiosidades sobre profissões de risco e passatempos.
Texto: Camila Velloso / Foto: SME de Florianópolis
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br