O Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmet) de Jaraguá do Sul é a mais nova entidade a aderir ao Programa Trabalho Seguro (PTS), tornando-se a 102ª em Santa Catarina. O termo foi assinado na sexta (28), no Fórum Trabalhista do município, pelo presidente do Sindmet, Silvino Volz e pela magistrada Adriana Camargo, gestora auxiliar do PTS.
Pensando na responsabilidade social e em um plano de ação que promova a saúde e a conscientização dos funcionários e empresários das metalúrgicas, o Sindicato criou a Cartilha “Assédio Moral no Trabalho: BASTA!”, que fala sobre as formas de manifestação do assédio, suas consequências e como combatê-lo.
Outra entidade que se comprometeu a aderir ao PTS é OAB do município, que através da Comissão de Direito do Trabalho tem se empenhado na divulgação do Programa na imprensa local.
Projeto de lei
Também em Jaraguá do Sul, tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei sobre a obrigatoriedade de constar nos editais de licitações cláusula prevendo que trabalhadores de empresas terceirizadas recebam capacitação sobre saúde e segurança no trabalho. O texto ainda institui o Dia de Conscientização Sobre Saúde e Segurança do Trabalho, com atividades que serão desenvolvidas na rede municipal de ensino.
Ações
Em Jaraguá do Sul há cerca de um ano, a juíza Adriana Camargo começou a divulgar o Programa com a instalação de uma estante solidária no átrio do Fórum, disponibilizando materiais sobre o PTS. A convite da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), no início deste ano ela também deu uma palestra no Sesi, sobre as ações que ajudam a evitar acidentes de trabalho.
Texto: Luana Cadorin / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br