Trabalho Seguro é apresentado durante evento sobre saúde do trabalhador em Blumenau

30/10/2014 15h39, atualizada em 21/02/2020 11h53

O trabalho no século XXI e seus impactos na saúde do trabalhador foi o tema da palestra que a juíza do trabalho Desirre Dorneles de Avila Bollmann proferiu, na quarta-feira (29), durante a Oficina de Sensibilização em Saúde do Trabalhador, voltada a dirigentes sindicais de Blumenau e Região.Juíza Desirre Bolmann
Diretora do Foro Trabalhista local, a magistrada também aproveitou para apresentar as diretrizes do Programa Trabalho Seguro, do qual é gestora auxiliar para a região.

O evento, que encerra nesta quinta-feira (30), é promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Blumenau e Região (Cerest) e pela Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (Cist), vinculada ao Conselho Municipal de Saúde. Em torno de 60 dirigentes sindicais estão participando da Oficina.

Na avaliação da magistrada (à esquerda na foto), o ritmo atual do trabalho nas corporações, intensificado por modelos de gestão baseados essencialmente em metas de produtividade, vem provocando um crescimento progressivo de doenças osteomusculares e também psíquicas.

“É consenso entre especialistas em saúde do trabalhador que existe uma massa invisível de trabalhadores que estão adoecendo, principalmente nas empresas terceirizadas, onde é mais evidente a precarização das condições de trabalho”, analisa Desirre Bolmann. Em razão disso, segundo ela, as entidades sindicais cumprem um papel fundamental na verificação e no encaminhamento de denúncias aos órgãos de fiscalização do trabalho.

Uma das situações verificadas na economia da região é a terceirização na cadeia têxtil, em que grandes malharias repassam a confecção das peças a pequenas facções. “Isso é um problema, pois sabemos que a facção, via de regra, não tem o mesmo rigor no cumprimento das normas trabalhistas”, afirma. A magistrada reconhece, porém, que a solução da questão não é simples e passa pela conscientização. “Você pode ser a favor ou contra a terceirização. Mas em relação à saúde do trabalhador, acredito que exista um consenso. Nesse aspecto, a conscientização cumpre um papel determinante”, finaliza a juíza.

Trabalho Seguro

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Em Santa Catarina, são mais de 30 parceiros, entre eles as federações das indústrias (Fiesc) e dos trabalhadores nas indústrias (Fetiesc) de Santa Catarina.
 

Infográfico sobre acidentes de trabalho



Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: