Tribunal e MPT assinam protocolo de intenções para agir na prevenção de acidentes de trabalho

11/10/2012 17h35
Desembargadora Gisele com procuradoras do traabalho Silvia e Quézia assinam protocolo de intenções
Procuradoras Sílvia e Quézia e desembargadora Gisele: termo prevê criação de banco de dados comum


O Tribunal Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, ambos da 12ª Região, firmaram nesta quinta-feira (11) protocolo de intenções relativo ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro). Agora, já são cinco as instituições que aderiram ao programa: Sinduscon de Florianópolis, Sinduscon de Itapema, Serviço Social do Sinduscon de Florianópolis e Federação dos Trabalhadores na Indústria (Fetiesc), além do MPT-SC.

Assista à reportagem sobre o evento relativo ao Programa organizado pelo TRT-SC no dia 20 de setembro

“Ganhamos um parceiro importante. Tenho certeza que a vocação institucional do Ministério Público do Trabalho em relação a esse tema trará uma grande contribuição ao Programa Trabalho Seguro”, ressaltou a presidente do Tribunal, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino.

Pelo MPT, assinaram o protocolo as procuradoras-chefe substitutas Quézia Duarte de Aguiar e Sílvia Maria Zimmermann; pelo TRT-SC, a presidente e o diretor da Escola Judicial, desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira. Os servidores do Tribunal que integram o Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro acompanharam o ato.

A procuradora Quézia destacou uma das diretrizes do protocolo, que prevê a criação e alimentação de um banco de dados comum sobre acidentes de trabalho. “Isso irá permitir às instituições que atuam na prevenção elaborar ações mais focadas e objetivas, já que teremos um diagnóstico mais preciso”, elogiou.

De acordo com a procuradora Zimmermann, os dados até existem em quantidade suficiente, mas estão dispersos. “Com essa centralização, será possível traçar políticas públicas mais eficientes no tocante aos acidentes de trabalho”, acrescentou.
 

Tabela de obrigações comuns

 



Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br

Leia Também: