O objetivo principal foi transferir o conhecimento acumulado pelo tribunal catarinense sobre a ferramenta
Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) participaram de uma capacitação sobre o Sistema Veritas, na terça-feira (28/11). O curso, conduzido no formato de Educação à Distância (EaD), foi organizado pela Escola Judicial do TRT-10 (Ejud10) e ministrado por servidores do TRT-12.
Os instrutores responsáveis foram Luciana Soares Perez, coordenadora de Pesquisa Patrimonial e Provas Digitais, e Gustavo Nunes e Castro, diretor da Divisão de Provas Digitais e Apoio às Investigações Complexas, ambos pertencentes ao quadro do tribunal trabalhista catarinense.
O formato da capacitação assemelhou-se à Oficina Veritas realizada no TRT-12 em julho de 2023. O objetivo principal foi transferir o conhecimento acumulado pelo tribunal sobre as tecnologias de geolocalização aplicadas nos processos judiciais e destacar como essas tecnologias se refletem no Sistema Veritas para a confecção de provas.
A iniciativa visa não apenas promover o uso eficiente do Sistema, mas também compartilhar experiências bem-sucedidas. Além do TRT-12 e TRT-10, o Veritas já está em pleno funcionamento em outros Regionais, incluindo TRT-4 (RS), TRT-6 (PE), TRT-8 (PA/AP), TRT-11 (AM/RR), TRT-15 (SP - Campinas), TRT-18 (GO) e TRT-20 (SE).
Sobre o Veritas
Desenvolvido pelo TRT-12, o Sistema serve para interpretar dados fornecidos pelas operadoras de telefonia por determinação dos magistrados nas ações trabalhistas. A ferramenta gera relatórios e mapas para comprovação de localização, jornada, horas extras e outras provas digitais, a partir dos registros das antenas de celulares (Estações Rádio Base - ERBs) e do histórico de localizações do Google.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br