TRT-SC desenvolve cronômetro que auxilia em audiências pelo Zoom

Extensão para o navegador Mozilla Firefox facilita referências com base na minutagem da audiência

30/04/2021 18h05, atualizada em 03/05/2021 14h13

Pensando em auxiliar servidores que redigem atas durante as audiências telepresenciais, foi disponibilizada a ferramenta Cronômetro Zoom. Criada no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), ela informa de modo simples o tempo transcorrido, facilitando o referenciamento em ata.

A ferramenta levou cerca de um mês para ser desenvolvida. A ideia surgiu em grupos de servidores e magistrados criados pelo Tribunal com o objetivo de pensar sobre soluções para questões relacionadas às audiências telepresenciais. Esse mesmo grupo foi o responsável pelo desenvolvimento.

O servidor Fernando Marcon, da Vara do Trabalho de Palhoça, foi um dos envolvidos. Graduado em Sistemas de Informação, ele destaca a função prática do cronômetro durante as audiências.

“Por exemplo, quando o juiz ouvir o depoimento de um autor, basta pedir para o assistente minutar o momento da gravação na ata de audiência. O servidor apenas olhará o tempo marcado no cronômetro e irá registrar na ata. Essa informação será útil para quando um advogado, ou o próprio magistrado, precisem consultar a ata em busca daquele momento no vídeo”, explica.

O Cronômetro Zoom é uma extensão para o navegador Mozilla Firefox e está disponível para download neste link. Para dúvidas sobre como usar a ferramenta, assista ao tutorial no YouTube elaborado pelo Serviço de Suporte Operacional (USO) do Tribunal.

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br