Além de dois projetos premiados, as áreas de Tecnologia de Informação e de Inovação foram classificadas entre as cinco que mais contribuíram para o programa
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) foi um dos destaques da cerimônia de premiação da primeira edição do Programa Startups JT, ocorrida nesta terça-feira (17/9), em Natal (RN).
Foram ao todo quatro prêmios: dois para os projetos finalistas do Programa (Argos Poupa Convênio e ConciliaJT) e outros dois por ter ficado entre as cinco Secretarias de Tecnologia da Informação (Setic) e os cinco Laboratórios de Inovação que mais contribuíram com a iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT- RN), durante a 7ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Lélio Bentes, e o secretário-geral do Conselho, juiz Bráulio Gusmão, conduziram a solenidade.
Assista ao vídeo do evento
Fazer melhor e mais simples
O presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, recebeu a premiação pela Setic e pelo Labinova. Os servidores Éder Leone e Marco Vivan receberam pelos projetos Argos e ConciliaJT, respectivamente.
“Essa premiação demonstra que a inovação está cada dia mais presente no TRT-SC, na Justiça do Trabalho e no serviço público como um todo. Nossos servidores e servidoras estão de parabéns por buscarem, a cada dia, fazer melhor de um jeito mais simples, não se contentando com soluções meramente satisfatórias”, elogia Amarildo de Lima.
A coordenadora do Comitê de Governança Regional da Inovação do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda Migliorini, enfatiza o orgulho dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho catarinense pelas premiações.
"Todos têm consciência desse legado, orgulham-se dele, fazem questão de zelar por ele e lhe dar continuidade. Esse reconhecimento demonstra a crença da casa na inovação, nas tecnologias e, principalmente, na competência e a dedicação de nossos quadros técnicos”, enaltece.
Os projetos
O Programa Startups JT foi criado pelo CSJT para incentivar a inovação e a automação nos processos judiciais, com o objetivo de melhorar a eficiência dos tribunais. A primeira edição do programa contou com 76 inscrições de 24 órgãos da Justiça do Trabalho, envolvendo 269 magistrados e servidores. Ao final, 10 projetos foram escolhidos pelo CSJT para serem desenvolvidos nacionalmente.
Argo & Poupa Convênios
O projeto é uma parceria entre os TRTs da 2ª e 12ª regiões (SP/SC) no desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento de informações sobre o patrimônio de devedores da Justiça do Trabalho, a fim de evitar retrabalho por parte das Unidades Judiciárias e promover a celeridade processual e efetividade da execução trabalhista.
ConciliaJT
O ConciliaJT (link externo) - assista aqui ao vídeo do projeto - é uma ferramenta que, apoiada em técnicas de inteligência artificial e da análise do acervo histórico de processos do TRT-SC, utiliza características dos processos para calcular o potencial de acordo de um processo, numa escala de 0 (acordo pouco provável) a 5 (acordo provável).
Sentença Multimídia
Embora não tenha sido liderado pelo TRT-SC, o projeto tem entre seus integrantes um servidor do órgão, Rubens Menezes Rau, da 3ª VT de Itajaí. Trata-se de um conjunto de funcionalidades que tem como objetivo fazer com que toda remissão a ID dos atos do juiz ( despachos, decisões e sentenças) sejam clicáveis, dispensando a busca pelo documento e também dar a possibilidade da inserção de arquivos de mídia (áudio e vídeo) no próprio ato do juiz, transportando para o documento a oralidade e imediatidade.
Projetos Startups premiados
ADAIR
Argo & Poupa Convênios
Concilia JT
e-Garimpo
JURISDATA SCIENCE
PANGEA-GAB
Pauta Inteligente
PJe-Gestão
PJe-Admissibilidade
Sentença Multimídia
Secretarias de Tecnologia da Informação premiadasSetic do TRT-4 (RS)
Setic do TRT-9 (PR)
Setic do TRT-12 (SC)
Setic do TRT-13 (PB)
Setic do TRT-14 (RO/AP)
Laboratórios de Inovação premiadosLiRio do TRT-1 (RJ)
Liods do TRT-2 (SP)
coLabore do TRT-3 (MG)
LabInova do TRT-12 (SC)
Co.Labora do TRT-15 (Campinas/SP)
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br