Nova unidade substitui imóvel alugado, oferecendo amplo estacionamento para públicos interno e externo e atendendo integralmente a requisitos de acessibilidade
A Vara do Trabalho de Araranguá ganhou sede própria nesta quarta-feira (20/8). O novo prédio, localizado na Rua Américo Cavalcante Rabêlo, 983, no Bairro Cidade Alta, foi inaugurado em cerimônia com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, da vice-presidente, desembargadora Quézia Araújo Gonzalez, e do corregedor Regional, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti.
Após o descerramento da placa comemorativa, feito pelo desembargador Amarildo e pelo juiz titular da unidade, Rodrigo Goldschmidt, os magistrados fizeram uso da palavra para ressaltar a importância da inauguração da nova sede e o papel da Justiça do Trabalho na região.
Sede renovada
Goldschmidt destacou que a instalação de uma sede renovada simboliza um marco para a Justiça do Trabalho em Araranguá. Ele ressaltou também a relevância da advocacia no dia a dia da Vara, lembrando que advogados e magistrados se encontram todas as tardes nas audiências para buscar saídas em prol da sociedade.
“É uma missão conjunta, que nós nos damos as mãos. Nos colocamos à disposição da sociedade para poder coordenar minimamente a vida em sociedade no âmbito das relações de trabalho”, ressaltou.
O magistrado também fez questão de enaltecer o empenho dos servidores de Araranguá, ativos e inativos, e de todas as equipes do tribunal que participaram das etapas da obra. Por fim, agradeceu a parceria do Ministério Público do Trabalho e o apoio da OAB local, salientando que a soma de esforços fortalece o trabalho realizado.
Três décadas
Em seu discurso, Amarildo de Lima destacou que “a inauguração é o ponto culminante de uma luta de mais de três décadas”, lembrando a instalação da Junta de Conciliação e Julgamento em Araranguá no ano 1989 e o caminho “realizado a muitas mãos”.
Ele também reafirmou a missão da Justiça do Trabalho de prestar uma jurisdição de forma socialmente justa e acessível, e a necessidade de presença institucional: “a Justiça tem de ir aonde o povo está”.
Equalização
O presidente concluiu o discurso ressaltando a importância do Projeto de Equalização do TRT-SC, aprovado por unanimidade pelo Pleno da instituição em junho deste ano.
“Essa equalização nada mais é do que a distribuição de processos que estão sobejando em determinado momento, para que possam ser apreciados em locais cuja mão de obra possibilita a absorção”, explicou. Em seguida, destacou que, em sua visão, a continuidade da Justiça do Trabalho depende de iniciativas como essa.
Também falaram durante a cerimônia, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o presidente da subseção de Araranguá, Rafael Vicente Roglio de Oliveira, e a diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane da Silva Sánchez, representando o presidente da seccional. O procurador do Trabalho Bruno Martins Mano Teixeira fez uso da palavra em nome do chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).
A solenidade ainda contou com representantes da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Araranguá, Justiça Federal, além dos desembargadores do TRT-SC José Ernesto Manzi e Wanderley Godoy Junior e o juiz substituto da VT, Ricardo Jahn.
Estrutura moderna e adequada
O novo prédio da Vara do Trabalho de Araranguá foi construído em terreno que já pertencia ao TRT-SC, o que permitiu eliminar despesas com aluguel e manutenção de um imóvel antigo. Com uma área de 378 m², a unidade conta com móveis modernos, espaços planejados para a atividade jurisdicional e estacionamento interno exclusivo para magistrados e servidores, além de vagas externas para o público.
Outro ponto de destaque da obra é o pleno atendimento aos requisitos de acessibilidade. Entre os recursos disponíveis estão banheiros adaptados, rampa com corrimão, piso para cegos e placa em braile na entrada.
VT de Araranguá
Sob a condução dos juízes Rodrigo Goldschmidt e Ricardo Jahn, a Vara do Trabalho de Araranguá encerrou 2024 com 1.184 processos recebidos e 1.148 solucionados, alcançando um índice de resolução de 96,96%. Já em 2025, até julho, a unidade recebeu 854 processos e solucionou 634, sendo 302 por sentença e 332 por acordo.
Além do próprio município, a unidade atende também aos jurisdicionados das localidades de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000