Objetivo foi compartilhar as experiências do tribunal em dois eventos promovidos pelo órgão: um hackathon e um circuito interno de inovação
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) reuniu representantes de laboratórios de inovação de diversos segmentos do Judiciário no país. A conversa foi coordenada pelo Labinova do TRT-SC e teve como objetivo compartilhar as experiências do tribunal em dois eventos promovidos sobre o tema, disseminando as estratégias utilizadas internamente.
O encontro aconteceu na última terça-feira (26/3), em formato de videoconferência, envolvendo 26 pessoas que representaram, além dos TRTs, o Conselho Nacional de Justiça, Tribunais de Justiça, Eleitorais e Regionais Federais.
A desembargadora Mari Eleda Migliorini, coordenadora do Comitê Regional de Inovação do TRT-SC, abriu a reunião. Ela falou com entusiasmo sobre o trabalho realizado pelo TRT-SC e ressaltou a importância do apoio da Administração para que a inovação aconteça de fato.
“O nosso presidente acredita na proposta e, além disso, também é inovador, participando ativamente como jurado em eventos realizados pelo Labinova”, destacou a desembargadora.
Em seguida, o presidente, desembargador Amarildo Carlos de Lima, afirmou aos participantes que é fundamental o compartilhamento do conhecimento, pois a inovação é necessária para o melhoramento técnico e humanizado do trabalho.
Casos de sucesso
O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest), Gustavo Ibarra, ficou encarregado de explicar o passo a passo da organização e da realização do evento Hackathon Inova TRT-SC e do projeto Circuito Inova +, que aconteceram, respectivamente, em 2019 e 2023.
Ele lembrou que o Hackathon foi uma maratona tecnológica envolvendo todo o ecossistema de inovação. Foram ao todo 52 horas ininterruptas e mais de 100 pessoas participando de atividades que exigiram inovação, criatividade e trabalho em equipe. O resultado desse engajamento proporcionou uma cessão de uso das soluções desenvolvidas no evento ao Conselho Superior de Justiça do Trabalho, além de ideias já disponibilizadas na prática aos 24 TRTs do país.
Já o Circuito Inova +, cujas ações foram lançadas ao longo de oito meses, teve como foco o público interno. Gustavo Ibarra destacou a expressiva participação de 1.249 pessoas, entre magistrados e servidores, algo em torno de 75% da força de trabalho da instituição. O resultado, segundo ele, superou as expectativas iniciais.
Na avaliação da equipe do Labinova, os dois eventos ajudaram a disseminar a cultura de inovação dentro do TRT-SC, com resultados tangíveis que poderão ser mensurados ao longo do tempo.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br