A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da Ufsc promove, nesta quinta-feira (28) - Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho -, um amplo debate acerca das questões que envolvem a saúde do trabalhador. O evento acontece no auditório da sala dos conselhos, às 14h.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 270 milhões de trabalhadores, em todo o mundo, sofrem acidentes de trabalho todos os anos, sendo 2 milhões de vítimas fatais. São cinco mil mortes por dia, número que representa o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e superior ao das perdas provocadas pela Aids. Cerca de 0,6% das vítimas são crianças.
No Brasil, só entre trabalhadores formais, com vínculo celestista, que correspondem a 30% da população economicamente ativa, foram contabilizados 65 mil acidentes em 2007. Estatísticas indicam que o país perde de 2,5% a 4% do PIB, a cada ano, com o pagamento de benefícios previdenciários e o afastamento das vítimas de suas atividades.
Por que o dia 28 de abril?
Em 28 de abril de 1969 a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
A OIT a adotou em 2003 como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, com foco na prevenção. Em 2006 o governo brasileiro também decidiu homenagear essas vítimas e alertar a sociedade para a necessidade de desenvolver formas de trabalho decente, preservando a vida e promovendo a saúde.
Fonte: Ministério da Saúde