TRT-SC inaugura Galeria de Corregedores no Dia da Memória do Poder Judiciário

10/05/2021 16h12, atualizada em 14/05/2021 16h40

No Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta segunda-feira (10), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Lourdes Leiria, inaugurou a Galeria de Corregedores da instituição. A cerimônia virtual foi prestigiada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Luiz Ramos.

No discurso de inauguração, a presidente falou sobre a importância da nova galeria, afirmando que ela resgata a história da Corregedoria do Tribunal neste ano em que a Justiça do Trabalho completa oito décadas de existência, e o TRT-SC, quatro. 

“Este ato de rememorar cria, no presente, uma relação entre passado e futuro. Apenas porque nos servimos da memória e da história, podemos acessar o passado para construção do futuro”, frisou a presidente, complementando que a Galeria dos Corregedores “não apenas nos lembra de todos que estiveram à frente da atuação correcional, mas também – e, talvez, principalmente – nos apresenta, como que em uma linha do tempo, o fato que uma história não é construída sozinha, mas sempre com apoio na tradição dos que nos antecederam”.

Lourdes Leiria também enalteceu o papel exercido pelos corregedores e corregedoras, cargo criado em 1989 na Justiça do Trabalho Catarinense, lembrando que “o resgate de nossa memória e de nossa história fundam as bases para caminhar para o futuro, que, em nosso caso, significa o constante aperfeiçoamento da instituição, buscando sempre uma Justiça mais eficaz na resolução dos conflitos e na pacificação social”.

Concluindo o discurso, a presidente ressaltou que “nada, então, poderia representar melhor essa dialética entre passado e futuro que a figura do corregedor, cuja função é precisamente a persecução, com base naquilo que está consolidado, da eficácia da Justiça.”

A Galeria de Corregedores compõe o Memorial da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, localizada no térreo da sede administrativa do Tribunal, na Rua Esteves Júnior, 395. Remodelado para receber o novo acervo, o Memorial também abriga outra galeria, composta por todos os presidentes que conduziram a instituição.
 

Autoridades participantes do evento


Transmitida pelo canal do TRT-SC no YouTube, a solenidade também teve na mesa virtual a participação da vice-presidente e do corregedor Regional do Tribunal, desembargadores Teresa Regina Cotosky e Amarildo Carlos de Lima, do juiz de cooperação judiciária, Roberto Masami Nakajo, da presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), juíza do trabalho Anita Job Lübbe (TRT-RS), das desembargadoras Sulamir Palmeira Monassa de Almeida (TRT-8) e Maria Beatriz Theodoro Gomes (TRT-23), membros do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, do procurador-chefe do Ministério do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Marcelo Goss Neves, e do conselheiro estadual da OAB-SC Ricardo Corrêa Junior, representando o presidente da entidade, Rafael Horn.
 

Dia da Memória do Poder Judiciário

A cerimônia também comemorou o Dia da Memória do Poder Judiciário, data instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020 para que todos os Tribunais organizem anualmente atividades que busquem preservar sua memória.

De acordo com a Resolução CNJ nº 326/2020, que criou a data, a Memória faz parte do Patrimônio Cultural brasileiro, conforme o artigo 216 da Constituição Federal, sendo fundamental para o  aperfeiçoamento das instituições.

Tal propósito também é realizado pelo Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, do qual Lourdes Leiria compõe o Comitê Gestor, sob a coordenação do ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho.

 

Texto: Carlos Nogueira / Arte: Leticia Cecconi
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br
 

Leia Também: