Presidente do TRT-SC participa do 3º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 do Poder Judiciário

02/06/2021 16h23, atualizada em 02/06/2021 17h42

Aconteceu nesta terça e quarta-feiras (1º e 2) o 3º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizado via videoconferência, o evento trouxe a debate a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela justiça dos países participantes do evento. A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, e o juiz Roberto Masami Nakajo, coordenador dos tribunais de médio porte no Comitê Gestor Estratégico da Justiça do Trabalho, representaram a JT catarinense no encontro. 

A abertura foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, e contou com a participação dos ministros do STF Cármen Lúcia e Edson Fachin, do ministro vice-presidente do TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do procurador-geral da República, Augusto Aras, da Conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes, do embaixador do Brasil na ONU, Roberto Costa Filho, do membro do Conselho-Geral do Poder Judiciário da Espanha, Juan Moya, e de outras autoridades nacionais e estrangeiras. 

Durante a programação, foram apresentadas iniciativas que estão sendo implementadas para a adoção dos ODS pelos órgãos do Judiciário. Também foi feita a reprodução de um vídeo produzido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a meta 9 da JT - “integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário” - e o ODS adotado por esta Justiça especializada, o de número 8: “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”. Confira-o clicando aqui.

Agenda 2030

A institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nos Poderes Judiciários é um compromisso assumido por líderes de 193 países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas. São 17 ODS e 169 metas a serem atingidas até 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento. 

Em 2020, o CNJ incluiu a Agenda entre as metas do Judiciário (meta 9). Para a Justiça do Trabalho, como dito acima, o ODS escolhido para é o de número 8.



Texto: Camila Velloso / Imagem: CNJ
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: