Prossegue na Enamat curso para administradores de TRTs

19/05/2010 13h58
Secretário do CSJT, Adlei Pereira


Gestão de pessoas no Poder Judiciário, papel e atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Lei de Responsabilidade Fiscal foram os temas das palestras que deram prosseguimento ao 1º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunais Regionais do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) para 51 desembargadores. O curso, que deve passar a integrar a grade regular da Enamat, segue até quinta-feira (20), em Brasília, e tem por objetivo permitir a troca de experiência dos magistrados administradores com especialistas de diversas áreas.

O secretário-executivo do CSJT, Adlei Cristian Carvalho Pereira falou sobre o papel de órgão de supervisão do sistema que integra o TST, os 24 TRTs e as 1.372 Varas do Trabalho do País. “A Justiça do Trabalho tem um conselho que unifica suas ações, seu pensamento, que discute problemas de um Regional e de todos”, lembrou. “Isso faz com que caminhemos mais rápido”. Adlei lembrou que o CSJT, com apenas seis anos de atuação, vem consolidando seu papel integrador e superando as resistências iniciais que viam nele um órgão que inibiria a autonomia administrativa dos Regionais.

Nos aspectos práticos, o secretário-executivo tratou de aspectos específicos da gestão do orçamento da Justiça do Trabalho, e observou que, durante o mandato de dois anos, os presidentes de Regionais lidam com três orçamentos: o elaborado pela gestão anterior, que lhes cabe executar; aquele definido na sua própria gestão, com suas prioridades; e aquele que passará à gestão seguinte. Essa particularidade enfatiza a necessidade do planejamento de longo prazo, a fim de garantir a continuidade de programas e iniciativas.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social Enamat

Leia Também: