A obra que a sociedade exige

São Bento do Sul recebe sede própria da Justiça do Trabalho, uma construção sustentável com acessibilidade total

01/01/2009 20h00

O município de São Bento do Sul recebeu, na segunda-feira (30), a sua sede própria da Justiça do Trabalho. O descerramento da placa de inauguração foi feito pela presidente do TRT/SC, juíza Marta Maria Villalba Falcão Fabre, e pelo vice-prefeito, Flávio Schuhmacher. “Aqui está retratada nossa identidade institucional”, destacou a presidente do TRT, em seu discurso.

Ao contrário do antigo imóvel – alugado - a sede própria foi projetada para permitir a integração do fluxo de trabalho. Os servidores que atuam na secretaria não estão separados por paredes ou salas, o que naturalmente agiliza as rotinas. “Esse padrão tem tudo a ver com a consecução de níveis de conforto, funcionalidade, correlação e integração entre áreas de trabalho interno e de público, ergonomia, acessibilidade e, sobretudo, segurança das instalações. Tais aspectos estão sendo cada vez mais exigidos pelos órgãos públicos de controle e até mesmo pela sociedade em geral”, disse a juíza. O custo de execução foi de R$ 900 mil, que deverá ser compensado pela economia anual de R$ 70 mil em aluguéis.

São Bento do Sul é o sexto município a contar com uma sede construída dentro do novo padrão de obras sustentáveis da Justiça do Trabalho. Os outros são Xanxerê, Indaial, Videira, São Miguel do Oeste e Fraiburgo. Esse modelo prevê acessibilidade total para portadores de necessidades especiais (rampas de acesso, piso para cegos, banheiros adaptados) e um melhor aproveitamento dos recursos naturais (ventilação, iluminação e uso racional de água), resultando na redução do consumo de energia.

A juíza Marta lembrou que a padronização das instalações físicas é um dos projetos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho catarinense e que a inauguração da obra tem um sentido muito especial para ela. “Algumas das dificuldades de percurso que permearam a sua execução foram superadas graças aos subsídios colhidos em audiência pública realizada na sede da Câmara de Vereadores, em junho”, disse.

Evolução

Aproximadamente 50 pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração. O presidente da subseção da OAB local, Gerson Treml, disse que a obra deverá contribuir para que VT de São Bento do Sul possa realizar a “máxima Justiça” na cidade. “Esperamos, assim, que a Justiça do Trabalho esteja cada vez mais presente em nossa região”, disse.

O vice-prefeito, Flávio Schuhmacher, ressaltou a evolução das sedes da Justiça do Trabalho no município. “Temos que analisar de forma positiva a instalação da sede no nosso município, e principalmente avaliar as mudanças e avanços durante os anos”, disse. Também marcou presença na inauguração da VT de São Bento do Sul o primeiro titular da unidade, o juiz aposentado José Francisco de Oliveira, que atualmente advoga no município.

Leia também:


27.11.09
Inauguração da VT de São Bento do Sul reforça identidade institucional da JT


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: