Inovação - Obra inaugura padrão com foco na acessibilidade a deficientes físicos e aproveitamento de recursos naturais
A nova sede da Vara do Trabalho de Xanxerê, com cerimônia de instalação marcada para a próxima terça-feira (11), às 11h, inaugura um novo padrão de construção que o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina vem empreendendo nas sedes próprias. Assim como Videira, Fraiburgo e Indaial, ainda em obras, o projeto de engenharia de Xanxerê tem foco em dois aspectos: acessibilidade para deficientes físicos e melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Dessa forma, o TRT se adequa ao Decreto 5.296/04, da Presidência da República, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade em espaços públicos das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Todas as obras vão ter banheiro, rampa de acesso, elevador (nas construções com mais de um pavimento) e estacionamento para pessoas com deficiência física.
Uma das novidades do projeto é a criação de uma sala climatizada exclusiva para o atendimento ao público, junto à secretaria da vara, o que vai proporcionar um maior conforto para advogados e partes. No balcão de atendimento há uma adaptação para deficientes físicos, e o espaço destinado ao público, onde as pessoas aguardam as audiências para prestar depoimentos, também será climatizado.
- Xanxerê merecia, há muito tempo, uma sede própria. Estamos muito orgulhosos pela fato de nossa vara ser a primeira a ser inaugurada dentro desse novo padrão de construção do TRT/SC - diz a juíza titular, Deisi Senna Oliveira.
O projeto traz outra novidade: a arquitetura bioclimática. Significa que o imóvel foi projetado para aproveitar a ventilação e iluminação natural, permitindo uma economia de energia pela redução do uso de ar-condicionado. Economia que também é obtida com a colocação de brises de alumínio nas janelas para evitar a absorção excessiva do calor solar, mantendo a temperatura estabilizada e permitindo sombreamento, além de colaborar com a ventilação.
O engenheiro do TRT/SC João Carlos Godoy Ilha explica que a obra foi concebida pensando-se no melhor aproveitamento possível dos recursos naturais. Cita, como exemplo, o sistema de iluminação dos ambientes. Com refletores parabólicos, as novas luminárias consomem 20% menos energia e iluminam mais. Como?
- As lâmpadas são mais finas e, por isso, não fazem sombra nelas mesmas. Os refletores parabólicos fazem o restante do trabalho - explica o engenheiro.
A nova VT de Xanxerê é uma construção térrea de 450 metros quadrados, localizada a cinco quadras da área central, e tem previsão para escadas e elevador caso surja a necessidade de uma segunda unidade.
Até o final de janeiro de 2008, havia 1.223 processos tramitando na unidade, 454 na fase de conhecimento (ou seja, em que se discute se os pedidos do trabalhador têm amparo na lei) e 769 na fase de execução (ou seja, fase de cobrança da dívida, já reconhecida na fase de conhecimento).
Em 2007, a unidade solucionou 427 processos por sentença e 418 por acordo, num total de 2.076 audiências. Isso representa 81,6% das 1035 ações trabalhistas recebidas pela VT de Xanxerê ano passado.
Fonte: Diário Catarinense - 09.03.08