Foi assinada na última quinta-feira a escritura de aquisição de terreno situado na Avenida São Bento, onde será construída a sede própria da Vara do Trabalho (VT) de São Bento do Sul.
Na área de cerca de l,5 mil metros quadrados, localizada próximo ao fórum estadual e adquirida com recursos oriundos de convênio com instituição bancária oficial, está prevista uma construção de 750 metros quadrados - incluída a garagem, que ficará no térreo - , distribuída em dois pavimentos. A obra será licitada nos próximos meses e já tem recursos garantidos no orçamento deste ano.
A área de projetos do tribunal trabalha com a possibilidade de ampliação, já que o movimento processual constante sinaliza para isso.
A exemplo do que vem acontecendo com outras varas, a nova sede própria, além de prever a instalação de um sistema de reaproveitamento das águas pluviais e a utilização máxima da ventilação natural, também vai garantir condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
Segundo o presidente do TRT, juiz Jorge Luiz Volpato, a decisão de construir a sede própria é parte de uma orientação administrativa respaldada por todos os juízes que integram o colegiado de 2ª instância.
- O Tribunal Pleno apóia integralmente as ações de curto, médio e longo prazos que vêm sendo desenvolvidas para abrigar todas as VTs de Santa Catarina em prédios próprios, buscando-se uma padronização gradativa nas edificações e a redução de custos com aluguéis de imóveis, além das despesas com condomínio e IPTU - diz Volpato.
Fonte: Diário Catarinense - 02.09.07