Modalidade de tramitação rompe distâncias e permite que todos os atos processuais ocorram por meio eletrônico
O Conexão JT, podcast produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), criou uma série com cinco programas para apresentar à sociedade os serviços prestados pela instituição baseados na tecnologia. O segundo episódio é sobre o Juízo 100% Digital, modalidade que permite que todos os atos de um processo aconteçam exclusivamente de maneira remota.
- Ouça a entrevista e saiba mais sobre o Juízo 100% Digital!
Quem explica tudo sobre a novidade que surgiu durante a pandemia é o juiz da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis, Válter Túlio Amado Ribeiro, responsável também pelo Centro de Conciliação (Cejusc) do Foro. Ele lembrou que graças ao Juízo 100% Digital foi possível conduzir os processos que estavam no Cejusc. "São 10 mesas de audiências concomitantes, com cerca de 400 pessoas, isso seria impraticável durante a pandemia se não fosse o 100% Digital".
Os próximos dois episódios vão discutir o uso das Provas Digitais, com a juíza Danielle Bertachini, e o Programa Inova TRT-12, com a desembargadora Mari Eleda Migliorini, coordenadora do Comitê de Governança Regional da Inovação, e a servidora Tamilly Virissimo, que atua na Gestão Estratégica.
A série encerra com o episódio sobre os convênios judiciais firmados pelo tribunal com outras instituições. A partir deles, servidores e magistrados podem utilizar ferramentas eletrônicas que auxiliam na solução dos processos, em especial, na fase de execução. A entrevistada será a servidora Roberta Colares, da Secretaria de Execução e Precatórios.
- Ouça o programa de estreia da série sobre os avanços tecnológicos ocorridos no TRT-12 nos últimos anos.
- O Conexão JT está disponível na plataforma de áudios Spotify.
Texto: Letícia Cemin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br