Depois de incêndio, VT de Videira retoma atividades presenciais 

Unidade passou por ampla reforma após incidente ocorrido em outubro do ano passado

17/08/2022 12h27, atualizada em 19/08/2022 18h51

Após 135 dias de reformas, as atividades presenciais na Vara do Trabalho de Videira retomaram na segunda-feira (15/8). As obras concluídas na última semana tiveram início em decorrência dos danos causados por um incêndio ocorrido em outubro do ano passado. Ao longo do período, a unidade manteve atendimento e audiências exclusivamente de forma telepresencial.

De acordo com o laudo do Corpo de Bombeiros do município, a possível causa foi um fenômeno termoelétrico. Devido a destruição dos equipamentos no foco inicial do fogo, porém, não foi possível determinar o motivo preciso, podendo ter sido  um curto-circuito, uma sobrecarga ou sobretensão.  Não havia pessoas no local no momento em que as chamas começaram.  

Supervisionada pelo engenheiro João Carlos Godoy Ilha, servidor do Serviço de Projetos e Obras (SPO) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), a obra teve custo aproximado de 720 mil, valor coberto pelo seguro imobiliário que a instituição possui em todos os seus imóveis ocupados.
 
A reforma contemplou piso vinílico, pintura, divisórias, forro e luminárias. Novos aparelhos de ar condicionado também foram instalados e reposicionados para melhorar a eficiência de funcionamento. Com o intuito de aumentar as opções de rota de fuga, a unidade recebeu ainda uma porta secundária para saída nos fundos do prédio.  

Rápida restauração

A fim de respeitar o contrato do seguro imobiliário, a reforma seguiu os padrões anteriores do local, o que permitiu apenas recompor os danos causados pelo sinistro. “Mas a reforma deixou a unidade como se fosse nova”, garante a arquiteta Kristina Cancelier, servidora do SPO.

O diretor da VT de Videira, Nilson Feliciano de Araújo, chegou ao local pouco depois do início do incêndio e orientou os bombeiros acerca do layout do prédio. Ele destaca o “excelente” trabalho das equipes dos vários setores do tribunal. “Não mediram esforços para a rápida restauração do prédio e dos equipamentos, a fim de que pudéssemos restabelecer as atividades jurisdicionais”, elogia. 
 

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: