Juíza visita escola pública de Joinville para alertar contra trabalho infantil

Iniciativa faz parte de um projeto para conscientizar famílias sobre os malefícios causados pelo trabalho precoce

20/10/2022 16h17, atualizada em 20/10/2022 16h58

A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Joinville, Tatiana Sampaio Russi, visitou a escola municipal Adolpho Bartsh na quinta-feira (20/10), como parte de um projeto do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) para conscientizar as famílias sobre os malefícios do trabalho precoce. 

A juíza é uma das gestoras auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, mantido pelo TRT-12.

Iniciado em setembro, o projeto conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Regional de Joinville (Univille). Além da Adolfo Bartsh, participam as escolas Geraldo Wetzel e Avelino Marcante, abrangendo cerca de 400 alunos das quartas e quintas séries. 

Quatro crianças sentadas ao redor de uma mesa montam cataventos
Crianças montam cataventos coloridos, símbolo do combate ao trabalho infantil

Neste segundo encontro, foram reforçadas as informações sobre o combate ao trabalho infantil. A juíza também explicou aos alunos e professores, em detalhes, como será o concurso para criação de um avatar (quartas séries) e de um slogan direcionados ao combate ao trabalho infantil (quintas séries). No final, os alunos elaboraram cataventos de papel, o símbolo do Combate ao Trabalho Infantil.

Tatiana Russi foi acompanhada da presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB de Joinville, advogada Ridiana Ortiz dos Santos Appi, e de acadêmicas de Direito da Univille. No dia 9 de dezembro, os trabalhos das crianças serão apresentados e, posteriormente, selecionados por uma comissão especializada da OAB. Os prêmios são:

  • Primeiro colocado de cada turma: Kindle
  • Segundo e terceiro colocados de cada turma: coleção de livros.

A juíza do Trabalho reforçou que o principal objetivo do projeto é fazer com que as informações sobre os malefícios causados pelo trabalho infantil sejam disseminadas, chegando aos familiares e responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes.


 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: