Evento reuniu laboratórios de 90 tribunais do país em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de setembro
Uma equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (SC) participou do 3º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário - FestLabs, que aconteceu em Porto Alegre (RS), segunda e terça-feira (19/9). Considerado um espaço de compartilhamento de experiências, o evento reuniu laboratórios de 90 tribunais do país, de diversos ramos da Justiça.
O tema desta edição foi "Inteligências para a Inovação", segmentado em três eixos: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa. Estiveram presentes pelo tribunal catarinense a coordenadora do Comitê de Governança Regional da Inovação, desembargadora Mari Eleda Migliorini, o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Gustavo Ibarra, o coordenador de Projetos Estratégicos e Inovação, Cláudio Manabu Okada, e o coordenador de Desenvolvimento Institucional, Fábio Zapelini Rebelo.
Hubs especializados
Durante o evento os integrantes do TRT-12, em parceria com os servidores do TRT-13 (PB), Marcelo Moura e Ronaldo Farias, conduziram a oficina “Colaboratório de Inovação”, onde participaram representantes de 25 laboratórios. A proposta da atividade foi trabalhar a possibilidade de formação de hubs especializados, ambientes que reúnem investigadores, criadores e inovadores para nutrir ideias em produtos e serviços para um determinado negócio ou setor.
“Propomos a criação de quatro hubs: agilidade e prestação jurisdicional, tecnologia, sustentabilidade e colaboração entre laboratórios. Todas as propostas serão encaminhadas para avaliação futura do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, explicou Ibarra.
O FestLabs tem como objetivo atender a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 395/2021 do CNJ. Nas edições anteriores, mais de 400 servidores e magistrados participaram do evento.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br