Pleno aprova resolução sobre sessões virtuais

A medida visa dar celeridade e efetividade à prestação jurisdicional de todos os órgãos julgadores do TRT-12

28/11/2023 17h05, atualizada em 04/12/2023 16h22
Freepik

Proposta de resolução administrativa para regulamentação das sessões virtuais no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) foi aprovada na sessão do Pleno da instituição, nesta segunda-feira (27/11). Já em vigência nas cortes superiores, a modalidade telepresencial visa dar celeridade e efetividade à prestação jurisdicional.

Com o aceno positivo do Pleno à resolução (RA 22/2023), os procedimentos relativos à realização de sessões virtuais se tornam disponíveis, por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), para todos os órgãos julgadores do TRT-12, isto é, todas as unidades que produzem decisões judiciais.

Funcionamento

As sessões virtuais terão a duração de até seis dias úteis, com a publicação da pauta via Diário Eletrônico da Justiça (DEJT), no prazo de cinco dias entre a data da publicação e o início do julgamento. Como regra geral, a critério da presidência do órgão julgador, as sessões virtuais poderão ser vinculadas às presenciais, havendo hipóteses específicas para o afastamento da possibilidade virtual.

A participação dos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da advocacia na forma virtual seguem asseguradas, sendo facultado aos procuradores, advogados e demais partes habilitadas nos processos encaminhar suas sustentações por meio eletrônico/digital, em áudio ou vídeo.

Atualmente, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST), 17 dos 24 TRTs do país utilizam a modalidade virtual para o julgamento.

 

Cinco homens em reunião estão sentados em uma mesa na presidência do tribunal

Tribunal e advocacia discutem o tema

Após a aprovação da resolução pelo Pleno, o presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, recebeu os advogados Felipe Hack de Barros Falcão, vice-presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat) e Ricardo Corrêa, coordenador de relacionamento com a Justiça do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), para uma reunião sobre as sessões virtuais. O encontro aconteceu nesta terça-feira (28/11), no prédio-sede do TRT-12.

O corregedor Regional, desembargador Nivaldo Stankiewicz, e o desembargador Amarildo Carlos de Lima, que toma posse como presidente do tribunal nesta sexta-feira (1/12), também estiveram presentes na ocasião.




Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: