Abril Verde: Programa Trabalho Seguro ganha sete novos parceiros

Sindicatos de diversos setores econômicos de Joaçaba vão auxiliar a Justiça do Trabalho a prevenir acidentes e doenças do trabalho

22/04/2024 12h43, atualizada em 24/04/2024 13h21

O Programa Trabalho Seguro (PTS) ganhou mais sete parceiros neste mês dedicado à saúde segurança do trabalho, o Abril Verde. A assinatura dos termos de adesão aconteceu na Vara de trabalho de Joaçaba, na quinta-feira (18/4), com a presença da juíza do trabalho Lisiane Vieira, que também é coordenadora regional do PTS na região.

Em paralelo ao ato, foi inaugurada uma exposição de fotos finalistas de concursos realizados pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) de Joaçaba de 2010 a 2019. 

As entidades que formalizaram parceria com o PTS são:

  • Sindicato do Comércio e em Empresas de Serviços Contábeis em Joaçaba;
  • Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do vale do Rio do Peixe;
  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joaçaba e Região;
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados e Indústrias da Alimentação e Afins de Joaçaba;
  • Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros e de Cargas de Joaçaba e Região;
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Joaçaba e Região;
  • Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Joaçaba.


Como projeto de trabalho a ser desenvolvido, as entidades se comprometeram a manter a Cistt atuante, realizando anualmente pelo menos uma atividade que contribua para a reflexão em torno do tema saúde e segurança no trabalho, em especial na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com as novas adesões, o número de parceiros do Trabalho Seguro já ultrapassa 150. 

Segundo Luiz de Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, a adesão é relevante principalmente para discussão sobre os dez anos de vigência da Norma Regulamentadora 36, que regula o trabalho em frigoríficos. "A partir dessa parceria com o PTS e o esforço do Ministério Público, certamente ajustaremos novas e eficazes ações voltadas aos trabalhadores, buscando reduzir aos casos de acidentes de trabalho nos frigoríficos, que são muito elevados”, afirma Andrade.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022 um em cada três acidentes de trabalho ocorreram em frigoríficos da região de Joaçaba - o total de acidentes no município foi de 245.

A exposição de fotografias da Cistt está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até o 30 de abril, na VT de Joaçaba, que fica na rua Francisco Lindner, 434, no centro da cidade.

 

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: