Para que sejam desenvolvidas e nacionalizadas, ferramentas precisam alcançar índice de uso elevado, então é hora de testá-las!
Estão em fase de avaliação três projetos selecionados pelo Programa Startups JT, todos com participação de servidores do TRT-SC. Agora, portanto, é a oportunidade de ouro para todos e todas opinarem sobre o Argos Poupa Convênios, o Concilia JT e o Sentença Multimídia.
O preenchimento dos formulários é simples e tem por objetivo aumentar os indicadores de uso para que as ferramentas sejam desenvolvidas e implementadas nacionalmente, com disponibilização a todos os TRTs.
A equipe do Laboratório de Inovação (Labinova), que apoiou o desenvolvimento dos projetos, enfatiza que as startups foram criadas pelos próprios servidores e, por isso, convida todos a prestigiarem o empenho dos colegas.
“As iniciativas trazem soluções importantes para melhorar e facilitar o dia a dia do trabalho realizado nas unidades judiciárias”, afirma Stefânia Longo, servidora do Labinova.
Os projetos estão na “fase piloto”, que é o período de testes, até 31 de julho. Porém, até dia 30 de abril será finalizada a análise de um trimestre, onde as avaliações das ferramentas poderão gerar pontos significativos.
Saiba um pouco mais sobre cada um dos projetos.
Argos Poupa Convênios
Desenvolvida pelo TRT-12 em parceria com o TRT-2 (SP), a ferramenta funciona como um mecanismo de alerta, no painel do PJe, informando que já foi utilizado um convênio judicial contra um determinado réu. Dessa forma, as diligências e atos processuais realizados anteriormente podem ser aproveitados em outros processos contra o mesmo réu.
Passo a passo para realizar a avaliação do Argos Poupa Convênios.
Concilia JT
A ferramenta, criada exclusivamente pelo TRT-12, utiliza inteligência artificial para calcular as chances de acordo em um processo. O cálculo é feito a partir de modelos estatísticos e de inteligência artificial, desenvolvidos com base no estudo do acervo processual do tribunal.
Passo a passo para realizar a avaliação do Concilia JT.
Sentença Multimídia
O Sentença Multimídia foi criado pelo TRT-10 (DF e TO) e tem o servidor Rubens Rau, do TRT-12, como integrante da equipe. A ferramenta é uma espécie de “Sentença 4.0”, que busca aumentar a compreensão dos atos processuais para as partes envolvidas no processo. Entre as facilidades estão a localização imediata dos documentos e a abertura, na mesma página, de vídeos e áudios, agilizando a vida de quem trabalha com o processo.
Passo a passo para realizar a avaliação do Sentença Multimídia.
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br