Juiz Ricardo Jahn enfatizou a importância do comportamento seguro e a responsabilidade individual na prevenção de acidentes de trabalho.
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) encerrou a Semana da Aprendizagem nesta sexta-feira (30/8) com uma palestra do juiz do trabalho Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), para os jovens aprendizes do tribunal. Falando por videoconferência, já que os jovens atuam em mais de 30 unidades espalhadas pelo estado, ele abordou a importância do comportamento seguro no ambiente de trabalho.
Durante a palestra, foi apresentado um vídeo de apresentação sobre o PTS, cuja mensagem principal destaca que o comportamento seguro é tão fundamental quanto os próprios equipamentos de segurança. O juiz enfatizou que "o acidente não acontece por acaso, mas por descaso", alertando para a frequência dos acidentes de trabalho no Brasil: uma ocorrência a cada 51 segundos, de acordo com Observatório de Segurança no Trabalho.
Alguns jovens presentes compartilharam relatos pessoais, mencionando familiares que sofreram acidentes de trabalho, o que reforçou a relevância do tema. Jahn salientou que o acidente de trabalho não é algo distante, podendo ocorrer tanto no chão de fábrica quanto em um escritório, e destacou a importância da atenção à saúde laboral como parte de um comportamento seguro.
Pausas
Um exemplo disso é o programa interno da Coordenadoria de Saúde do TRT-SC, "Saúde no Trabalho - Construindo Juntos", que visa divulgar mensalmente informações sobre saúde mental e ergonomia física, incentivando a responsabilidade individual na criação de um ambiente laboral mais saudável. Uma das orientações para quem trabalha em frente ao computador, por exemplo, é fazer pausas de 10 minutos a cada uma hora e meia de trabalho.
Ao final da palestra, Ricardo Jahn motivou os jovens a refletirem sobre a importância do cuidado com suas vidas no ambiente de trabalho, ressaltando a necessidade de cultivar uma vida saudável em todos os aspectos, incluindo atividade física regular e alimentação saudável.
O evento também contou com a presença dos gestores auxiliares do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), juízes Antônio Chedid Júnior, de Itajaí, Michelle Destri, de Joinville, Lisiane Vieira, de Joaçaba, e Ana Rick, de São Miguel do Oeste.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br