Evento promovido pelo Programa Trabalho Seguro reuniu especialistas para discutir proteção de trabalhadores e boas práticas no setor
O Programa Trabalho Seguro (PTS) promoveu na sexta-feira (6/9) o seminário “Trabalho Seguro e o Setor da Fruticultura da Maçã”, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Durante o seminário, foram discutidos temas como a relação entre segurança do trabalho e direitos humanos e questões relacionadas à cadeia produtiva da fruticultura, com foco na Agenda 2030 da ONU. Além disso, foram abordadas boas práticas em segurança do trabalho e a proteção de trabalhadores em migração temporária.
Além das discussões e debates, o evento serviu para agregar novos parceiros ao programa, que já conta com mais de 150 empresas, sindicatos e órgãos públicos. Foram firmados cinco novos termos de adesão, com as seguintes empresas:
- Agropecuária Romari Ltda.
- Mappa Energy Ltda.
- WF Treinamentos
- Cooperativa Agrícola de São Joaquim (Sanjo)
- Bastos Policarpo Advogados Associados
Ao aderir o PTS, que não tem natureza fiscalizatória, a instituição se compromete a colaborar na implementação de políticas públicas que visem à promoção da saúde e da segurança no trabalho; promover estudos e pesquisas sobre causas e consequências dos acidentes de trabalho; e realizar ações educativas e pedagógicas a fim de sensibilizar a sociedade sobre o tema. Tudo em parceria com a Justiça do Trabalho.
O evento contou com explanações do gestor regional do PTS no estado, desembargador do TRT-SC Cesar Luiz Pasold Júnior, e das juízas do trabalho Patrícia Pereira de Sant’Anna e Andréa Haus Waldrigues, ambas do Foro de Lages. Também estiveram presentes o desembargador Cláudio Cassou Barbosa e o juiz do trabalho Marcelo Caon Pereira, ambos do TRT-RS, e a desembargadora Ivani Contini Bramante, do TRT-SP, além de membros do Ministério Público do Trabalho.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br