Exposição no TRT-SC convida a refletir sobre conexões entre vida urbana e saúde mental

Mostra de quadros do desembargador Hélio Bastida pode ser visitada até dia 24 deste mês

12/09/2024 13h56, atualizada em 13/09/2024 18h00
Camila Collato

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) recebe a mostra de quadros "Intimidade Urbana e Saúde Mental: Conexões e Desafios na Vida Contemporânea", assinada por um de seus desembargadores, Hélio Bastida Lopes. A exposição ficará disponível para visitação em frente ao Plenário até 24 de setembro e convida os quem passa pelo local a refletir sobre as conexões entre a vida urbana contemporânea e a saúde mental.

Segundo o autor, as 10 obras pintadas em acrílico buscam trazer uma pausa à rotina diária, destacando a importância de momentos de "descompressão", especialmente no ambiente de trabalho. Para Hélio Bastida, que está cursando graduação em Artes Visuais, "o melhor dia de nossas vidas é o hoje, sendo fundamental manter o foco no presente, sem deixar-se dominar por preocupações passadas ou ansiedades futuras".

Alguns dos quadros expostos foram inspirados no trabalho do pintor francês Marc Chagall, conhecido por sua capacidade de retratar a superação de desafios pessoais e históricos, como a Primeira Guerra Mundial e a perseguição nazista.

A mostra conta com o apoio da Escola Judicial (Ejud-12) do TRT-SC e a curadoria de Vanderlei Hessmann. O tema, aliás, está relacionado ao eixo central de discussões da Escola Judicial para este ano, que debate saúde mental e virtualização da vida no mundo do trabalho.

 

Foto mostra sequência de três quadros, de tamanhos diferentes, fixados em biombos em um corredor
Obras foram pintadas em acrílico e estão expostas no corredor que dá acesso ao Plenário

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: