Professora Ana Mendes falou sobre a necessidade de espaço para a individualidade no trabalho e as ferramentas institucionais para promoção da saúde
Em entrevista com a professora de psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora na área, Ana Magnólia Bezerra Mendes, o podcast Saúde em Pauta discutiu sobre a saúde mental no serviço público. A conversa foi conduzida pela psicóloga Elaine Dal Col da Silva, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC).
A professora diz que a ação voluntária e inventiva do trabalhador é essencial para garantir saúde mental no trabalho, já que o próprio “conceito de saúde mental tem a ver com movimento”. No entanto, segundo ela, isso acaba sendo restringido por modelos de trabalho produtivistas, inclusive no serviço público.
“As práticas de gestão com cobranças e sistemas de metas elevadas, que vêm sendo implantadas no serviço público, representam um distanciamento do que seria o ideal de saúde mental”, analisa a pesquisadora em saúde no trabalho.
Como primeiro passo para uma melhora individual da saúde mental, Ana Mendes recomenda tentar se desconectar do excesso de informação e de demandas geradas pelos aparelhos celulares. A sugestão da professora é filtrar as imposições, refletindo sobre quais valem ser atendidas.
Outros temas abordados no episódio foram os problemas da estrutura hierarquizada do serviço público, a necessidade de espaços de escuta e fala dentro das instituições, a mudança das relações interpessoais de trabalho, a prevenção do suicídio e a importância da elaboração de diagnósticos institucionais que integrem diferentes dados sobre saúde mental.
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br