“Tudo sobre nós, por nós!” reúne vivências de 36 pessoas que atuam ou atuaram na Justiça do Trabalho, três delas do TRT-SC
Três servidores do TRT-SC participaram do lançamento do livro “Tudo sobre nós, por nós! - Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho”, ocorrido nesta terça-feira (24), durante o Seminário “Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho”, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A obra reúne relatos de 36 pessoas com deficiência que atuam ou atuaram na Justiça do Trabalho.
No evento, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, também oficializou o lançamento da Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência no âmbito da Justiça do Trabalho. Aprovada no mês passado pelo plenário do CSJT, essa política apresenta conceitos inovadores e visa implementar práticas, iniciativas e ações efetivas para promover, proteger e garantir os direitos das pessoas com deficiência, além de combater o capacitismo.
Os servidores Carlos Alberto Crispim, diretor de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis; Flávia Guimarães, da Coordenadoria de Gestão da Força de Trabalho (Cogef); e Danieli Bonato Haloten, do Cejusc 2º Grau, foram selecionados para contribuir com suas histórias para o livro.
Sem palavras
“Espero que a publicação contribua para mostrar como os servidores com diferentes deficiências desempenham suas atividades, aumentando assim o nível de conscientização entre as pessoas que não convivem com PcDs no trabalho”, afirmou Danieli, que ficou cega aos 25 anos.
Em seu perfil no Instagram, Flávia Guimarães escreveu: “Mesmo que eu registrasse neste post todas as imagens da noite de ontem, ou utilizasse todo o meu vocabulário, ainda assim seria insuficiente para expressar a alegria e o orgulho que estou sentindo por mim mesma: ver minha história ou parte dela, contada em um livro juntamente com outros 35 colegas da JT de todo o país.”
Para Carlos Crispim, que também registrou a noite de autógrafos em suas redes sociais, o projeto é interessante para mostrar que os tribunais também são formados por pessoas com deficiência, e que esse público ocupa espaços relevantes dentro de cada instituição.
Pesquisa
Segundo a pesquisa “Pessoas com Deficiência no Poder Judiciário” (pdf 2Mb), publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021, a Justiça do Trabalho possui a maior proporção de profissionais com deficiência, com 2,9%. O TRT-SC, por sua vez, ficou em segundo lugar na proporção de PcDs, com 3,9%, incluindo magistrados, servidores e estagiários.
Confira o vídeo de lançamento do livro:
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br