TST lança livro com relatos de servidores com deficiência

“Tudo sobre nós, por nós!” reúne vivências de 36 pessoas que atuam ou atuaram na Justiça do Trabalho, três delas do TRT-SC

26/09/2024 17h22, atualizada em 27/09/2024 12h01
Tribunal Superior do Trabalho

Três servidores do TRT-SC participaram do lançamento do livro “Tudo sobre nós, por nós! - Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho”, ocorrido nesta terça-feira (24), durante o Seminário “Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho”, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A obra reúne relatos de 36 pessoas com deficiência que atuam ou atuaram na Justiça do Trabalho.

No evento, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, também oficializou o lançamento da Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência no âmbito da Justiça do Trabalho. Aprovada no mês passado pelo plenário do CSJT, essa política apresenta conceitos inovadores e visa implementar práticas, iniciativas e ações efetivas para promover, proteger e garantir os direitos das pessoas com deficiência, além de combater o capacitismo.

Os servidores Carlos Alberto Crispim, diretor de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis; Flávia Guimarães, da Coordenadoria de Gestão da Força de Trabalho (Cogef); e Danieli Bonato Haloten, do Cejusc 2º Grau, foram selecionados para contribuir com suas histórias para o livro.
 

Sem palavras


“Espero que a publicação contribua para mostrar como os servidores com diferentes deficiências desempenham suas atividades, aumentando assim o nível de conscientização entre as pessoas que não convivem com PcDs no trabalho”, afirmou Danieli, que ficou cega aos 25 anos.

Em seu perfil no Instagram, Flávia Guimarães escreveu: “Mesmo que eu registrasse neste post todas as imagens da noite de ontem, ou utilizasse todo o meu vocabulário, ainda assim seria insuficiente para expressar a alegria e o orgulho que estou sentindo por mim mesma: ver minha história ou parte dela, contada em um livro juntamente com outros 35 colegas da JT de todo o país.”

Para Carlos Crispim, que também registrou a noite de autógrafos em suas redes sociais, o projeto é interessante para mostrar que os tribunais também são formados por pessoas com deficiência, e que esse público ocupa espaços relevantes dentro de cada instituição. 


Pesquisa


Segundo a pesquisa “Pessoas com Deficiência no Poder Judiciário” (pdf 2Mb), publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021, a Justiça do Trabalho possui a maior proporção de profissionais com deficiência, com 2,9%. O TRT-SC, por sua vez, ficou em segundo lugar na proporção de PcDs, com 3,9%, incluindo magistrados, servidores e estagiários.


Confira o vídeo de lançamento do livro:


   
 


Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
secom@trt12.jus.br

Leia Também: