Feirão de empregos para pessoas com deficiência em Itajaí tem participação da JT

Equipe do Foro local deu orientações sobre direitos trabalhistas durante evento que integra a Semana Inclusiva

03/10/2025 16h33, atualizada em 03/10/2025 17h46

O Foro Trabalhista de Itajaí marcou presença no Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, realizado quarta-feira (1º/10) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. A Justiça do Trabalho foi representada pela coordenadora do Comitê de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade, juíza Andrea Maria Limongi Pasold, que atua em Itajaí. Durante o Feirão, ela deu orientações sobre legislação trabalhista voltada a pessoas com deficiência.

O evento fez parte da Semana Inclusiva, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-SC) que congrega diversas instituições públicas e privadas, entre elas a Justiça do Trabalho. A exemplo dos feirões realizados em outros municípios, a novidade deste ano foi a possibilidade de o participante realizar perícia para caracterizar a condição de pessoa com deficiência, resultando na emissão de um laudo pericial. 

Ao todo, 30 empresas estiveram presentes oferecendo mais de 250 vagas de emprego. Ao longo do dia, 241 candidatos compareceram ao local e participaram dos processos seletivos. Foram realizadas 262 entrevistas, um número superior ao de participantes, pois alguns candidatos tiveram a oportunidade de conversar com representantes de mais de uma empresa, ampliando suas possibilidades de recolocação profissional e demonstrando o interesse do mercado em preencher as vagas.

O balanço da ação aponta que seis pessoas foram contratadas imediatamente durante o evento. Além das contratações diretas, outros 159 participantes avançaram para as próximas etapas dos processos seletivos nas empresas onde foram entrevistados.
 

Abaixo da cota


Segundo dados do MPT-SC, 136 empresas do município ainda não atendem à proporção legal estabelecida pela Lei de Cotas (Lei 8.213/91), que exige a contratação de uma pessoa com deficiência para cada 100 funcionários. Essa inadequação representa um déficit de 1,7 mil vagas que deveriam ser ocupadas por este público, reforçando a importância de ações que incentivem a regularização e promovam um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo para todos. Santa Catarina está 7% acima da média nacional, com 670 empresas no estado cumprindo integralmente a cota.

As atividades da Semana Inclusiva acontecem ao longo de agosto, setembro e outubro em sete cidades, além de Itajaí: Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma e Lages. Em Joaçaba, acontecerá no dia 22 deste mês.

Pessoas em evento com microfone, balões ao fundo e faixas de boas-vindas relacionadas à inclusão e emprego.
Juíza Andrea Pasold falou durante a abertura do Feirão de Empregos


 

Texto: Secom TRT/SC, com informações do portal Visor Notícias

Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000

Notícia com 15 visualizações

Leia Também: