Evento é organizado anualmente pelo CNJ e mobilizou mais de mil audiências em Santa Catarina em sua última edição
A 19ª Semana Nacional da Conciliação, uma mobilização que reúne Tribunais de Justiça (TJ), Tribunais Regionais Federais (TRF) e Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) de todo o Brasil começa nesta segunda-feira (4/11). Sob o tema “É Tempo de Conciliar”, a campanha busca aproximar os cidadãos de soluções rápidas para seus conflitos judiciais.
Em Santa Catarina, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) estão mobilizados para contribuir com esta força-tarefa: no Cejusc de 2º Grau, serão quatro dias de audiências, com 88 processos em pauta. Já nos 13 Cejuscs do primeiro grau, foram agendados 718 processos. O Cejusc de Joinville registrou o maior número de ações em pauta, totalizando 133.
Uma solução conciliatória pode acontecer em qualquer momento do processo. Entre janeiro e setembro de 2024, as 60 varas do trabalho catarinenses já solucionaram 60,4 mil processos, sendo 46,7% deles por meio de acordos.
Solução pacífica
Durante a Semana Nacional da Conciliação, o Judiciário se une para facilitar acordos com menos burocracia e mais agilidade, garantindo os direitos das partes envolvidas. Na última edição, promovida de 6 a 10 de novembro de 2023, foram realizadas 119 mil audiências em todo o país, resultando em mais de 74 mil acordos.
A Justiça do Trabalho catarinense promoveu 1,6 mil audiências, garantindo R$11,5 milhões em 509 acordos na primeira e segunda instâncias.
Esta articulação nacional com foco na conciliação ocorre duas vezes ao ano no judiciário trabalhista: em maio, coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e em novembro, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- Assista ao convite da conselheira Mônica Nobre (CNJ):
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br