Fabricante de laticínios tem 900 empregados e é a 161ª organização a fazer parte do Programa Trabalho Seguro
A fabricante de laticínios Tirol, sediada no oeste catarinense, e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região firmaram uma parceria para prevenir acidentes e doenças do trabalho. Por meio do termo de adesão assinado na segunda-feira (11/11) na sede da empresa, em Treze Tílias, a Tirol passou a fazer parte do Programa Trabalho Seguro, mantido pela Justiça do Trabalho desde 2012 e que conta com 160 empresas e organizações parceiras somente em Santa Catarina.
O ato de assinatura contou com a presença da juíza do trabalho Lisiane Vieira, coordenadora regional do PTS para a jurisdição de Joaçaba. Pela empresa, participaram a diretora de logística e suprimentos Ana Paula Rofner, o gerente jurídico Diego Santos, o diretor administrativo financeiro Henrique Rumpf e o analista jurídico Patrick Balbinot.
O termo de adesão compromete tanto o TRT-SC quanto a empresa a colaborar na implementação de políticas públicas em defesa da segurança e saúde no trabalho, promover pesquisas e estudos sobre as causas e consequências dos acidentes, fomentar ações educativas e pedagógicas e criar e alimentar um banco de dados comum sobre o assunto.
Tratativas
As tratativas para a adesão começaram em março, quando Lisiane Vieira visitou as instalações da Tirol e conheceu de perto as práticas de segurança adotadas para os cerca de 900 funcionários da empresa. Durante a visita, foram destacadas as avaliações ergonômicas para adaptar os postos de trabalho e a implementação de sistemas para armazenamento seguro de produtos inflamáveis e químicos, seguindo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
No dia da visita, a juíza apresentou o Trabalho Seguro e explicou que o objetivo do programa é construir uma cultura sólida de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Ela também enfatizou a importância do compartilhamento de boas práticas entre as empresas e organizações parceiras, que ganham visibilidade por meio das redes sociais do TRT-SC e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de poderem apresentar suas iniciativas em seminários e eventos do programa.
Números
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2022 (dado mais recente), a atividade de fabricação de laticínios registrou 1.370 notificações de acidentes de trabalho em Santa Catarina. Entre os acidentes mais frequentes estão cortes e fraturas, que correspondem a 33,8% dos casos.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br