Programação inclui palestras, apresentação de boas práticas, roda de conversa e lançamento de livro
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realiza, nesta sexta-feira (29/8), a 2ª Semana da Aprendizagem. A programação acontece na sala de sessões do Tribunal Pleno, em Florianópolis, a partir das 13h30, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-SC no Youtube.
Organizado pela Escola Judicial (Ejud-12), o evento é promovido pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e do Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA). O encontro é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas nesta página (link externo).
A programação inicia com a apresentação dos resultados e impactos do Programa de Aprendizagem no TRT-SC, conduzida por uma das gestoras regionais do PCTIEA, desembargadora Maria de Lourdes Leiria. Em seguida haverá a roda de conversa “Aprendizagem na prática – o olhar de quem vive”, com a participação da também gestora regional, juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna, da juíza Ângela Maria Konrath e de aprendizes do tribunal, que vão compartilhar suas experiências.
A tarde ainda contará com a apresentação da juíza Lisiane Vieira, gestora auxiliar do PCTIEA para a Região de Joaçaba, sobre boas práticas interinstitucionais, e com a palestra da professora e pesquisadora da UFSC Josiane Veronese, que vai abordar a importância da aprendizagem profissional.
Professora titular da disciplina Direito da Criança e do Adolescente, Veronese é considerada uma autoridade no assunto, com diversos livros publicados. Ela também é mestre e doutora em Direito pela UFSC, com pós-doutorado pela PUC/RS.
O evento encerra com o lançamento de outro livro de Josiane Veronese, desta vez escrito em colaboração com a juíza Ângela Konrath, que já atuou como gestora auxiliar do PCTIEA para a região da Grande Florianópolis: “Aprendizagem profissional de adolescentes no século XXI”.
Programa de Aprendizagem
O Programa de Aprendizagem do TRT-SC foi implantado em 2021 com a finalidade de proporcionar experiência prática e auxiliar na inserção de jovens, entre 14 e 22 anos, no mercado de trabalho. Quando criado, oferecia 12 vagas e, desde então, vem sendo gradualmente ampliado. Atualmente, o tribunal conta com 42 jovens aprendizes.
As contratações são realizadas por meio de instituições parceiras como a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI) (link externo) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) (link externo).
Um dos requisitos de contratação é o cumprimento de cotas, estabelecidas nas seguintes proporções: estudantes com deficiência (10%), pretos e pardos (30%), jovens em cumprimento ou que tenham cumprido medidas socioeducativas (10%) e jovens acolhidos ou egressos de unidades de acolhimento, integrantes do Programa Novos Caminhos, do Conselho Nacional de Justiça (5%).
O programa também dá prioridade a candidatos e candidatas em situação de vulnerabilidade ou risco social, conforme os critérios legais (link externo).
Assista ao vídeo com o depoimento do aprendiz Lázaro Cassiano dos Santos Junior:
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000