Reunião tratou da candidatura de Florianópolis para sediar o Encontro Nacional de Memória em 2027
Dirigentes de Comissões de Memória do Poder Judiciário visitaram o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) na quinta-feira (2/10). A desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o juiz Márcio Schiefler Fontes, coordenador da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), foram recebidos no Gabinete da Presidência, no prédio-sede do tribunal.
Pelo TRT-SC, participaram do encontro o presidente, desembargador Amarildo Carlos de Lima; a coordenadora do Comitê de Documentação e Memória, desembargadora Maria de Lourdes Leiria; a desembargadora Teresa Regina Cotosky; e o juiz Válter Túlio Amado Ribeiro, da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis.
O objetivo da reunião foi discutir a proposta de candidatura para que Florianópolis (SC) sedie o 7º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), em 2027.
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (link externo), o Enam é um evento anual que fomenta a preservação, gestão e divulgação da memória institucional do Judiciário brasileiro. A programação inclui palestras, painéis temáticos, visitas técnicas e apresentações culturais. A edição de 2025 foi realizada em Goiânia (GO); em 2026, o evento ocorrerá em Belém (PA).
Após a reunião, os dirigentes visitaram o Memorial do TRT-SC e o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Labcon).
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br