Promovido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, evento busca incentivar cumprimento da cota de aprendizagem pelas empresas
Uma oportunidade de conscientizar as empresas sobre as vantagens de ampliar o número de aprendizes em seus quadros e, ao mesmo tempo, cumprir a legislação sobre o tema. É com esse objetivo que o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), vai realizar no dia 14 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma, a terceira edição do evento “Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho”.
Voltado a profissionais de Recursos Humanos (RH), o encontro terá como foco o cumprimento da cota de aprendizagem, especialmente por empresas da região que ainda não atingiram o percentual exigido pela Lei 10.097/2000.
Ela obriga empresas de médio e grande porte a contratarem jovens entre 14 e 24 anos em um percentual de 5% a 15% do total de empregados cujas funções exigem formação profissional. Na prática, isso permite que o jovem trabalhe sem abandonar os estudos, sendo também uma excelente oportunidade de primeiro emprego.
Em Santa Catarina, 20.574 empresas estão obrigadas a contratar aprendizes conforme os critérios legais. Dados de 1º de junho de 2026 mostravam que a cota total prevista era de 63.926 vagas, mas somente 39.324 estavam ocupadas, ou seja, existiam 24.602 vagas não preenchidas no estado.
Foco na cota
Promovido por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, o evento contará com a participação da juíza Janice Bastos, da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma e gestora auxiliar do programa para a região.
Ela explica que, neste ano, a programação está mais enxuta, pois o objetivo é direcionar a mensagem para aquelas empresas que ainda não cumpriram cota. “Vamos contar com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, que vai enviar convites diretamente a essas empresas”, explica a juíza.
Parceria
Durante o evento, também será firmado um termo de parceria com a Prefeitura de Criciúma, que está desenvolvendo um projeto voltado à contratação de aprendizes por meio da cota social.
A programação também abordará os benefícios da contratação de jovens aprendizes, incluindo vantagens financeiras e fiscais, estratégicas e de gestão, além dos impactos relacionados à responsabilidade social.
O Nações Shopping vai apresentar um case, e o evento encerra com uma palestra sobre gestão emocional como um alicerce para equipes fortes.
Apoio
Apóiam o evento a Associação Brasileira de Recursos Humanos (Sul Catarinense), Abadeus Centro de Inovação Social, OAB-SC - Subseção de Criciúma, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Prefeitura de Criciúma.
Programação
- 13h40min - Franke Hobold, presidente da Associação Empresarial de Criciúma - ACIC
- 13h45min - Janice Bastos, juíza do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma e gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (Apresentação do Programa e do evento)
- 13h55min - Tânia Aquino, presidente da ABRH Sul Catarinense
- 14h - Ana Paula Mariana, presidente da Comissão da Advocacia atuante na Justiça do Trabalho
- 14h05min - Ana Roberta Tenório Lins Haag, procuradora do Trabalho da 12ª Região. “A importância da aproximação entre empresas privadas, instituições públicas e sociais em prol da aprendizagem legal”.
- 14h10min - Prefeito Vagner Espíndola Rodrigues – Programa Municipal “Conexão Aprendiz” (assinatura de convênio com TRT-SC)
- 14h30min - Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora-fiscal do Trabalho e coordenadora estadual dos Projetos Combate ao Trabalho Infantil, Aprendizagem Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho em SC. “Cumprimento da cota social”
- 15h05min - Shirlei Maria Helena Guimarães Monteiro, diretora executiva da Abadeus Centro de Inovação Social. Painel com outras instituições qualificadoras (SATC, CIEE, Bairro da Juventude, Instituto Maximiliano Gaidzinski, Gerar
Coffe break: 16h10min a 16h30min
- 16h35min - Mário Sorato Gaidzinski, superintendente do Nações Shopping. Apresentação do case Jovem Aprendiz: Carlos Alexandro da Silva Pegoraro
- 17h15min - Palestra: Gestão emocional: o alicerce de equipes fortes. Palestrantes: Aline Archer (psicóloga e mentora de carreira e negócios) e Jeisa Benevenuti (doutora em psicologia e consultora em desenvolvimento humano, liderança, gestão de pessoas e inovação corporativa)
- 18h15min - Encerramento
Bernardo Vieira Alves (estagiário)
Supervisão: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br

