Magistrados lançam livros no TST durante seminário internacional sobre acidentes de trabalho

30/10/2019 16h24, atualizada em 16/12/2019 16h56

Durante o 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro, promovido pelo TST, a desembargadora Lourdes Leiria e o juiz Rodrigo Goldschmidt lançaram, na quinta (17), livros com foco no assédio sexual e nos direitos de personalidade do trabalhador. A ministra do TST Kátia Arruda, gestora nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, prestigiou o evento.

Presidente eleita do TRT-SC para o próximo biênio, Lourdes Leiria apresentou a segunda edição atualizada do livro “Assédio Sexual Laboral: Agente Causador de Doenças do Trabalho - Reflexos na Saúde do Trabalhador”. A obra é resultado de pesquisas feitas durante a especialização e o doutorado da magistrada, somadas à experiência profissional dos casos que julgou ao longo da carreira.

“Este livro é uma contribuição para erradicar esta violência laboral que tem como maioria das vítimas as mulheres”, afirma a desembargadora, que integra o Comitê Gestor Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.
 

Juiz Goldschmidt é o organizador do livro
Juiz Goldschmidt é o organizador do livro



Já Rodrigo Goldschmidt, titular da Vara do Trabalho de Araranguá, é o organizador do livro “Direitos da Personalidade do Trabalhador”, uma coletânea de artigos de 17 especialistas sobre o tema. Além dele, contribuíram escrevendo para a obra os juízes Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro em SC, e Luís Fernando Silva de Carvalho, da Vara do Trabalho de São Bento do Sul.

O evento

Com o tema “Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação”, o evento discutiu situações no ambiente de trabalho que podem levar ao adoecimento, como assédio moral, sexual e discriminação.

O seminário contou com participações de especialistas de renome internacional, como o do indiano Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz em 2014. Ele atua em favor dos direitos de crianças e jovens à educação e já libertou milhares de crianças de situações análogas à escravidão.

 

Magistrados do TRT-SC que participaram do Seminário (da esq. para a direita): Ricardo Jahn, Roberto Guglielmetto, Lourdes Leiria, Elton de Salles e Rodrigo Goldschmidt
Magistrados do TRT-SC que participaram do Seminário (da esq. para a direita): Ricardo Jahn, Roberto Guglielmetto, Lourdes Leiria, Elton de Salles e Rodrigo Goldschmidt



 

Texto: Daniele de Oliveira / Fotos: arquivos pessoais
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br