TRT-SC vai reconhecer empresas que fecharem mais acordos durante Semana da Conciliação

30/04/2018 16h12
Juiz Higuchi e servidora reunidos com ad vogadas do Banco Votorantin
Juiz Higuchi e servidora Isabela Barbosa (e) recebem advogadas do Banco Votorantim, que apresentaram proposta de acordo em 84 processos

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) vai entregar certificados às três empresas que fecharem mais acordos durante a 4ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que acontece entre 21 e 25 de maio.

A iniciativa foi instituída por uma portaria publicada recentemente e se estende às demais campanhas voltadas à conciliação que o TRT-SC participa: a Semana Nacional da Execução Trabalhista, também do CSJT, e a Semana Nacional de Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para concorrer, basta participar e fechar acordo.

Além das empresas que mais conciliarem, a vara do trabalho com melhor desempenho no quesito também será certificada. Em caso de empate, o prêmio será concedido a todas as VTs e empresas classificadas na mesma posição. O critério adotado será a quantidade de acordos, e não os valores envolvidos.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, destaca que a iniciativa busca reconhecer e incentivar os esforços daqueles que se empenham para obter a solução alternativa de conflitos. “Fortalecer a cultura da conciliação é um projeto que exige a participação de toda a sociedade, por isso esse reconhecimento abrange empresas e unidades judiciárias”, pontua.

Negociação

Visando à conciliação, advogadas do Banco Votorantim propuseram acordo em 87 processos trabalhistas que tramitam no primeiro e segundo graus do TRT-SC e em 33 que estão no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As ações somam no total cerca de R$ 24 milhões.

A proposta foi apresentada na última quarta (18) em uma reunião com o juiz auxiliar da Presidência, Marcel Higuchi, e a diretora do Serviço de Conciliação e Apoio às Atividades Judiciárias (Secaj), Isabela Barbosa, e agora segue para tratativas com os autores das ações.

 

 

 

Texto: Carlos Nogueira / Foto: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: