Nova lei estadual alerta para prevenção de acidentes e doenças do trabalho

31/01/2018 12h26
Desembargador Roberto Guglielmetto discursa na Alesc
Criação da lei foi solicitada em 2016 pelo desembargador Roberto Guglielmetto, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alesc)


 

Foi publicada no fim do ano passado a Lei 17.389/17, instituindo o “Abril da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, mês em que deverão ser promovidas ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho em Santa Catarina (SC). A criação da norma foi solicitada em 2016 pelo desembargador do TRT-SC e gestor regional do Programa Trabalho Seguro no estado, Roberto Guglielmetto, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alesc).

Na ocasião, Guglielmetto ressaltou que, a cada minuto, três trabalhadores morrem em acidentes no mundo. "É um problema gravíssimo, que exige maior conscientização da sociedade desde cedo", alertou o magistrado, lembrando também que o estado é pioneiro em ações direcionadas às segurança do trabalho.

Uma delas é a lei estadual 16.003/13, que obriga os editais de licitação da Administração pública a incluir cursos de prevenção de acidentes a todos os seus trabalhadores tercerizados. A criação da norma também foi uma iniciativa do PTS, à época coordenado pelo desembargador do TRT-SC Alexandre Ramos.

O objetivo da nova lei é conscientizar a população catarinense sobre as normas referentes à segurança e medicina do trabalho e chamar a atenção para ações preventivas de acidentes e doenças laborais, através de palestras, seminários, atividades em unidades de ensio, concursos, visitas a empresas, entre outras.

O Abril da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será uma ação conjunta com o Movimento Abril Verde, também dedicado à promoção de ações preventivas de acidentes e doenças do trabalho, terá como símbolo um "laço" na cor verde.

 

 

Texto: Luana Cadorin/ Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: