PJe ganha nova opção de login e passa a rodar em todas as versões do Firefox

07/03/2017 16h20
info shodo

A partir desta terça (7) o Processo Judicial Eletrônico (PJe) ganha uma inovação que promete acabar com uma das maiores reclamações dos advogados: os problemas de acesso causados por incompatibilidades entre as versões do navegador Firefox e o Java, um complemento que permite ao navegador validar o certificado digital dos usuários.

Para contornar o problema, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) desenvolveu o aplicatvo Shodō (pronuncia-se “xodô”, termo japonês para “caligrafia”), software que roda no próprio sistema operacional do computador. Com a mudança, o usuário poderá a partir de agora validar seu certificado em qualquer versão do Firefox.

vídeo aula
Vídeo explica passo
a passo do novo login

“O conflito acaba porque a validação passa a acontecer via Windows e não mais pelo navegador”, resume Éder Leone, instrutor do Serviço de Suporte Operacional do TRT-SC, destacando que as duas formas de acesso estarão disponíveis. “É uma opção a mais. Se houver algum problema, o usuário também poderá validar seu certificado pelo método tradicional”, completa.

 

Único requisito: Java 1.8

Usar o Shodō é muito simples: após conectar seu certificado no computador e selecionar a página do PJe, o usuário terá de escolher a forma de validação do seu token. Para isso é preciso clicar no link azul e rodar o aplicativo (é possível executar diretamente o arquivo ou fazer o download e em seguida clicar nele). Só então o usuário deve selecionar a opção Shodō na caixa de diálogo, digitando também sua senha.

A nova forma de acesso vai estar disponível a todos os usuários do PJe e depende de um único requisito: é preciso instalar no computador a versão 1.8 (ou superior) do programa Java. Veja abaixo como verificar sua versão e fazer o upgrade:

 

shodo


 

pje central de atendimento estadual

 

 

 

Texto e arte: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: